Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O FORTALECIMENTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO SUS: UMA PROPOSTA DE TRANSFORMAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL EM COMUNIDADES CARENTES
Kelvia Maria Oliveira Borges, Leidy Dayane Paiva de Abreu, Neires Alves Freitas, Samuel Ramalho Torres Maia, Francisco Valdicélio Ferreira, Emanuella Andrade Magalhães, Lídia Maria Alves Freitas, Francisca Alanny Araújo Rocha Rocha, Maria Adelane Monteiro da Silva

Resumo


Introdução: Os movimentos sociais configuram-se como grupos de participação ativa, que anseiam as transformações políticas e sociais em prol dos direitos garantidos pela Constituição Brasileira. Esses têm em foco a democracia participativa de modo a implicar no processo emancipa tório do ser. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada no Projeto Cabra Nossa de Cada dia, por meio do Projeto de vivências e estágios na realidade do SUS - (VER-SUS), no Município de Sobral, Ceará.  Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, desempenhada junto à pastoral social da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio.  Essa se deu por meio de uma vivência dos estudantes de várias áreas da saúde, que estavam em imersão no Projeto VER-SUS, um projeto idealizado pelo Ministério da Saúde (MS), com objetivo de inserir os estudantes precocemente no Sistema de Saúde, a fim de desenvolverem um olhar diferenciado, sensível e humanizado para atuação no SUS. A vivência deu-se no Município de Sobral, no mês de julho de 2012, com a participação de 20 estudantes. Na ocasião, pode-se conhecer o projeto supracitado e ações envolvidas, tendo como idealizador o Pároco local. Esse explicou sobre a origem da proposta, sua finalidade, repercussão e premiações já obtidas. O projeto funciona desde 1993 e a partir disso vem tomando formas e proporções distintas. Resultados: Esse projeto é uma forma de inclusão produtiva e não assistencialista prestada pela pastoral social. As famílias são selecionadas pelo projeto de acordo com um perfil socioeconômico, cada família recebe uma cabra prenha e no período de até dois anos deve entregar de volta duas cabras para que seja possível ajudar outras famílias nas mesmas condições. O projeto é inicialmente para suprir as necessidades alimentares das famílias atendidas, mas depois desse momento a família pode tomar suas próprias decisões, caso queira fazer criatório para abate ou qualquer outro tipo de manejo. O que no início era apenas criação de cabras para aleitamento de crianças desnutridas, hoje é uma forma de inserção social de muitas famílias através da produção de frutas e hortaliças, criação de peixes, mel de abelha e muitas outras coisas. É interessante salientar que esse projeto, além de reduzir as taxas de mortalidade infantil, também institui um vínculo muito especial entre as pessoas contempladas. O projeto de iniciativa social é reconhecido em nível mundial, tendo alcançado algumas premiações nacionais e internacionais. Conclusões: Considera de extrema importância que SUS seja construído de luta, movimento, militância, parceria, assistência, intersetorialidade, interdisciplinaridade, apropriação dos espaços de luta pela redemocratização, aqui representado pelos projetos e movimentos sociais que demandam mudanças sociais, torna-se imprescindível.

Referências


HAMEL, Marcio. Movimentos sociais e democracia participativa. Revista Espaço Acadêmico, nº 95, abril, Rio Grande do Sul, 2009.

CASTRO, Iná Elias de. Geografia e Política: Território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

ALMEIDA, Tânia Scofield (org). Viver Melhor. Salvdor: Solisluna Design de Editora, 2006.

ALMEIDA, Tânia Scofield (org). Viver Melhor. Salvdor: Solisluna Design de Editora, 2006.