Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CAPACITAÇÃO DE ENFERMEIRAS PARA ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Iranete Almeida Sousa Silva, Luize da Silva Rezende da Mota, Josicelia Dumêt Fernandes

Resumo


Caracterização do problema: Segundo a North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) Diagnóstico de Enfermagem (DE) é um julgamento clínico das respostas atuais, parciais, que pessoas, famílias ou comunidades apresentam a problemas de saúde, potenciais ou reais, e ou processos de vida, os quais fornecem a base para seleção da prescrição de enfermagem. É a segunda etapa do processo de enfermagem (PE). Sistematização é entendida como ação planejada, deliberada e automática do enfermeiro, resultante da percepção, observação, situação ou condição do ser humano. A resolução COFEN 358/2009 tornou a prática do PE obrigatória nas instituições de saúde. Na experiência das autoras há dificuldades pessoal e grupal, na elaboração do DE visto como uma prática utópica, talvez pelo distanciamento da evolução teórica e científica da profissão. Neste sentido fez-se necessário a elaboração de um método de capacitação específico com o intuito de modificar o cenário encontrado nas unidades de tratamento intensivo do hospital em estudo. Descrição da Experiência: Em um Complexo Hospitalar, público, de ensino, extensão e assistência, prestador de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde de Salvador-Ba, foi desenvolvido um método para capacitação das enfermeiras intensivistas na elaboração do DE. Foi construído um instrumento com base na teoria de Wanda Horta para o qual buscou-se a relação com a fonte de dados, o histórico de enfermagem, de onde foram extraídos dados objetivos e subjetivos para a elaboração do DE. O treinamento constou de três etapas e ocorreram conforme a disponibilidade das participantes. Efeitos alcançados: Participaram 20 (83,33%) enfermeiras da UTI Geral e 12 (100%) da UTI cardiológica. Evidenciou-se que embora as enfermeiras tenham conhecimento conceitual teórico restrito sobre o DE, estas detinham experiência clínica suficiente para embasar a sua elaboração. Recomendações: A SAE é um instrumento do processo de trabalho da enfermagem que favorece a consolidação, a visibilidade e a caracterização do seu papel na atenção à saúde. Sua implantação visa à qualidade da assistência embasada em princípios éticos e reflexão crítica. Destaca-se a necessidade de esforços contínuos para a capacitação das enfermeiras e superação das dificuldades.

Palavras-chave


Educação em Enfermagem; Enfermagem; assistência de enfermagem;

Referências


NORTH AMERICAN NURSING DIAGNOSIS ASSOCIATION. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação. Porto Alegre: Artmed, 1999-2000.

HORTA, W. de A. Processo de Enfermagem. São Paulo: EPU; 1979.

TANNURE, M.C.; GONÇALVES, A.M.P. SAE, sistematização da assistência de enfermagem: guia prático. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

TRUPPEL, T.C. ET AL. Sistematização da Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva. Rev Bras de Enferm, Brasília 2009 mar-abr; 62(2): 221-7.