Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
REIVENTANDO O CUIDAR: A OFICINA TERAPÊUTICA DE ESCRITA COMO ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA DO ENFERMEIRO EM SAÚDE MENTAL
João Mário Pessoa Júnior, Maria das Graças Garcia Sabino, Geilson Gonçalves de Lima, Francisco de Sales Clementino, Raionara Cristina Araújo Santos, Rafaela Leite Fernandes, Francisco Arnoldo Nunes de Miranda

Resumo


As oficinas constituem atividades grupais de socialização, expressão e inserção social, as quais englobam uma diversidade de práticas, dentre elas a escrita. No campo da saúde mental e atenção psicossocial, a oficina de escrita, considerada terapêutica, se configura numa nova lógica de cuidado capaz de possibilitar o resgate da cidadania e autonomia do usuário com transtorno mental. Ademais, reconhece-se que a oficina terapêutica de escrita constitui uma importante estratégia terapêutica de cuidado atual desenvolvida pelos profissionais (enfermeiros, médicos, psicólogos, etc.) nos serviços substitutivos em saúde mental. Refletir sobre a oficina terapêutica de escrita como estratégia terapêutica desenvolvida pelo enfermeiro no processo de cuidar em saúde mental. Estudo de caso, de abordagem humanista, desenvolvido a partir de vivências de enfermeiros no Centro de Atenção Psicossocial II, localizado no município de Natal/RN. A oficina terapêutica de escrita iniciou-se no ano de 1996, e, a partir de 2003, passou a ser coordenada por enfermeiros. As oficinas acontecem semanalmente e sob dois momentos distintos: no primeiro momento os usuários escrevem livremente sobre o que lhes ocorrer naquele momento, e, no segundo momento, os usuários leem o material produzido, sendo, ao final, digitalizado e arquivado em um banco de dados. Observa-se durante a realização das oficinas que os usuários com transtornos mentais (re)significaram suas experiências, de uma forma poética, melancólica e ambígua, na medida em que exteriorizaram coisas não-dizíveis, silenciadas, coerentes, incoerentes numa linguagem diversa e até por ausência de palavras para dizer. Desta forma, revelaram as dimensões intersubjetivas do seu cotidiano num processo (re)criativo, portanto uma arte de si mesmo e de sua história. Os textos produzidos no contexto da oficina de escrita funcionam para os usuários como uma montagem escrita da expressão oral. Considera-se a oficina de escrita como um importante recurso estratégico terapêutico desenvolvido pelo enfermeiro em saúde mental, pois possibilita o maior entrelaçamento do conhecimento sobre si, o adoecimento, o ajustamento na vida, adesão ao tratamento, entre outros, e fornece pistas aos profissionais para prováveis ajustes na agenda do sujeito singular. Nesta perspectiva, consolida-se a formação de laços afetivos entre ambos, reinventado o processo de cuidar pautado na atenção psicossocial.

Palavras-chave


enfermagem;saúde mental; conhecimento.

Referências


1. Cedraz A, Dimenstein M. Oficinas terapêuticas no cenário da Reforma Psiquiátrica: modalidades desinstitucionalizantes ou não? Rev Mal-estar e Subjetividade. 2005; 5(2): 300-27.

2. Damásio AR. O sentimento de si: o corpo, a emoção e a neurociência da consciência. 15ª ed. Portugal: Europa-América, 2004.

3. Galletti M. Oficina em saúde mental: instrumento terapêutico ou intercessor clínico? Goiânia: UCG, 2004.

4. Pereira MAO. A reabilitação psicossocial no atendimento em saúde mental: estratégias em construção. Rev Latino-am Enferm. 2007;15(4): 658-64, 2007