Tamanho da fonte:
PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, NO PERÍODO DE 2000 A 2013.
Resumo
Este artigo propõe um estudo sobre as produções científicas de enfermagem brasileira relativo a educação em saúde e tem como objetivo a análise dessas produções no período de 2000 a 2013 nas revistas de enfermagem indexadas no portal CAPES trazendo uma abordagem quantitativa, descritiva e bibliográfica, sendo os dados analisados segundo a modalidade de frequência simples e pelo Microsoft Excel 2003, apresentado sob a forma de gráficos. Através da análise destes gráficos, identificou-se que o estado de Brasília e Santa Catarina são os que mais publicam acerca da temática em questão, que os Doutores imbuídos na docência são os que mais produzem, e referente ao tipo de estudo, o de maior abordagem foi o qualitativo, enquanto que o estudo quantitativo foi marginalizado. Nessa perspectiva conclui-se que há a necessidade de maiores produções acerca da temática oriunda das demais regiões do país como a exploração mais da região Nordeste a fim de produzir abordagens diferenciadas sobre educação em saúde.
Palavras-chave
produção científica, educação em saúde; Enfermagem
Referências
Gazzinelli MF, Gazzinelli A, Reis DC, Penna CMM. Educação em saúde: conhecimentos sociais e experiências da doença. Cad Saúde Publica 2005; 21(1):200-206.
Diana Patrícia Patino Cervera; Bibiane Dias Miranda Parreira; Bethania Ferreira Goulart Educação em saúde:percepção dos enfermeiros da atenção básica em Uberaba (MG) Ciência & Saúde Coletiva, 16(Supl. 1):1547-1554, 2011