Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, NO PERÍODO DE 2000 A 2013.
Alan Santos Bonfim, Neila Reis da Silva, Rebecca Maria de Oliveira Gois, Enilma Marques, Viviane Silva de Jesus

Resumo


Este artigo propõe um estudo sobre as produções científicas de enfermagem brasileira relativo a educação em saúde e tem como objetivo a análise dessas produções no período de 2000 a 2013 nas revistas de enfermagem indexadas no portal CAPES trazendo uma abordagem quantitativa, descritiva e bibliográfica, sendo os dados analisados segundo a modalidade de frequência simples e pelo Microsoft Excel 2003, apresentado sob a forma de gráficos. Através da análise destes gráficos, identificou-se que o estado de Brasília e Santa Catarina são os que mais publicam acerca da temática em questão, que os Doutores imbuídos na docência são os que mais produzem, e referente ao tipo de estudo, o de maior abordagem foi o qualitativo, enquanto que o estudo quantitativo foi marginalizado. Nessa perspectiva conclui-se que há a necessidade de maiores produções acerca da temática oriunda das demais regiões do país como a exploração mais da região Nordeste a fim de produzir abordagens diferenciadas sobre educação em saúde.

Palavras-chave


produção científica, educação em saúde; Enfermagem

Referências


Gazzinelli MF, Gazzinelli A, Reis DC, Penna CMM. Educação em saúde: conhecimentos sociais e experiências da doença. Cad Saúde Publica 2005; 21(1):200-206.

Diana Patrícia Patino Cervera; Bibiane Dias Miranda Parreira; Bethania Ferreira Goulart Educação em saúde:percepção dos enfermeiros da atenção básica em Uberaba (MG) Ciência & Saúde Coletiva, 16(Supl. 1):1547-1554, 2011