Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A EXPERIÊNCIA DO CONSULTÓRIO NA RUA E ASSISTÊNCIA AOS ABRIGADOS DO RIO ACOLHEDOR DE PACIÊNCIA NO RIO DE JANEIRO
Leila Maria Moreira Rangel Marino, Hermes Candido Paula, Marcello Barboza de Souza, Ana Carla Bicaco Mattos

Resumo


Caracterização do problema: A falta de assistência à população de rua oriunda das abordagens sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e abrigadas no Rio Acolhedor, fez com que a Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 5.3 – Rio de Janeiro, criasse o serviço do Consultório na Rua (CR). Descrição da experiência: A criação de uma equipe de consultório na rua emerge a partir da necessidade de dar assistência à população de rua encaminhada ao Rio Acolhedor- unidade que abriga cerca de 500 usuários mensalmente, oriundos das abordagens sociais dos diferentes bairros da cidade do Rio de Janeiro. Dentre os graves problemas de saúde que assola a população de rua, está a tuberculose, o HIV e o uso de Crack, entretanto no início desta proposta foi essencial a construção de novo processo de trabalho envolvendo as duas equipes – Saúde e Assistência Social- para reorganizar uma assistência humanizada e promotora de saúde. A Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 5.3, que compreende os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba, precisou assumir as reuniões semanais com as duas equipes, objetivando afinar a filosofia e a metodologia de atendimento a esta população de proteção especial. Foi necessária a construção de uma matriz de intervenção conjunta, onde as questões das duas equipes eram colocadas e discutidas no coletivo da equipe. Efeitos alcançados: Os resultados têm refletido positivamente na prestação do serviço de saúde a população envolvida e são percebidas a partir do cadastro na equipe de Consultório na Rua de aproximadamente 400 usuários, realizando curativos diários recebendo assistência médica e de enfermagem, recebendo dose diretamente observada para os pacientes com tuberculose. Tivemos também o envolvimento do Centro de Atenção Psicossocial da área, incluindo o de atendimento aos usuários de álcool e drogas, como também as equipes de apoio à saúde da família (ginecologista, geriatra e nutrição). A equipe de Consultório na Rua vem também desenvolvendo ações de incentivo ao retorno de usuários no seu núcleo familiar e atividades educativas lúdicas que fomente a expansão da criatividade destes usuários. O “cine pipoca” é uma das ações de sucesso na qual os usuários assistem filmes e estabelecem diálogo acerca do tema central. Recomendações: Ampla divulgação e esclarecimento na rede de proteção social a esta população, como também maior necessidade de interface de prestação de serviço a estes usuários.

Palavras-chave


CONSULTÓRIO NA RUA, POPULAÇÃO DE RUA