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A EXPERIÊNCIA DO CONSULTÓRIO NA RUA E ASSISTÊNCIA AOS ABRIGADOS DO RIO ACOLHEDOR DE PACIÊNCIA NO RIO DE JANEIRO
Resumo
Caracterização do problema: A falta de assistência à população de rua oriunda das abordagens sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e abrigadas no Rio Acolhedor, fez com que a Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 5.3 – Rio de Janeiro, criasse o serviço do Consultório na Rua (CR). Descrição da experiência: A criação de uma equipe de consultório na rua emerge a partir da necessidade de dar assistência à população de rua encaminhada ao Rio Acolhedor- unidade que abriga cerca de 500 usuários mensalmente, oriundos das abordagens sociais dos diferentes bairros da cidade do Rio de Janeiro. Dentre os graves problemas de saúde que assola a população de rua, está a tuberculose, o HIV e o uso de Crack, entretanto no início desta proposta foi essencial a construção de novo processo de trabalho envolvendo as duas equipes – Saúde e Assistência Social- para reorganizar uma assistência humanizada e promotora de saúde. A Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 5.3, que compreende os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba, precisou assumir as reuniões semanais com as duas equipes, objetivando afinar a filosofia e a metodologia de atendimento a esta população de proteção especial. Foi necessária a construção de uma matriz de intervenção conjunta, onde as questões das duas equipes eram colocadas e discutidas no coletivo da equipe. Efeitos alcançados: Os resultados têm refletido positivamente na prestação do serviço de saúde a população envolvida e são percebidas a partir do cadastro na equipe de Consultório na Rua de aproximadamente 400 usuários, realizando curativos diários recebendo assistência médica e de enfermagem, recebendo dose diretamente observada para os pacientes com tuberculose. Tivemos também o envolvimento do Centro de Atenção Psicossocial da área, incluindo o de atendimento aos usuários de álcool e drogas, como também as equipes de apoio à saúde da família (ginecologista, geriatra e nutrição). A equipe de Consultório na Rua vem também desenvolvendo ações de incentivo ao retorno de usuários no seu núcleo familiar e atividades educativas lúdicas que fomente a expansão da criatividade destes usuários. O “cine pipoca” é uma das ações de sucesso na qual os usuários assistem filmes e estabelecem diálogo acerca do tema central. Recomendações: Ampla divulgação e esclarecimento na rede de proteção social a esta população, como também maior necessidade de interface de prestação de serviço a estes usuários.
Palavras-chave
CONSULTÓRIO NA RUA, POPULAÇÃO DE RUA