Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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OLHAR DOCENTE SOBRE A SAÚDE DO TRABALHADOR NA FORMAÇÃO DOS ENFERMEIROS
Vanderleia Muller, Leticia Lima Trindade

Resumo


A Enfermagem é uma profissão da área da saúde que atua na assistência aos indivíduos nas diferentes etapas do ciclo vital, bem como no cuidado das pessoas no contexto do trabalho. Nesse sentido, é importante compreender como o processo de ensino-aprendizagem prepara estes profissionais para atuar junto aos trabalhadores, nas suas interações com o ambiente e demandas do trabalho, as quais têm repercussão em sua saúde e qualidade de vida. Objetivo: este estudo objetivou conhecer a percepção docente acerca do processo de ensino-aprendizagem sobre a saúde do trabalhador em curso de enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, nos moldes de estudo de caso realizado com três cursos de graduação em enfermagem do Oeste de Santa Catarina, envolvendo uma instituição de ensino superior federal, uma estadual e uma universidade comunitária. A coleta de dados envolveu entrevista semi-estruturada com docentes dos três cursos, análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos e grupos focais com os discentes das últimas fases. Os dados foram coletados nos meses de Agosto e Novembro de 2013 e analisados com auxílio da Análise Temática. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNOCHAPECÓ, sob o nº 115/13.  Resultados: as entrevistas com os docentes revelaram que a temática não tem sido trabalhada de forma transversal nos cursos, contudo tem sido frequentemente associadas às disciplinas que abordam a saúde coletiva e epidemiologia. A região em que se localizam os cursos permite atividades práticas em saúde do trabalhador na agroindústria, contudo os relatos dos professores permitem identificar a restrição de vivências dos estudantes para fomento da práxis voltada à assistência dos trabalhadores. Os temas mais emergentes no processo formativo dos enfermeiros, segundo os professores, são a vigilância em saúde do trabalhador, políticas públicas, determinantes sociais e qualidade de vida no trabalho. Conclusão: os achados sinalizam para a necessidade de investimentos no processo formativo dos enfermeiros para potencializar sua capacidade de fomentar o desenvolvimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador. É necessário rever a fragmentação da área de conhecimento "campo de saúde do trabalhador", potencializar a práxis e a reflexão crítica sobre os diferentes cenários de trabalho, inclusive o informal e promover as discussões interinstitucionais e interdisciplinares sobre a temática.

Palavras-chave


Saúde do trabalhador; Enfermagem; Competência profissional.