Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SAÚDE E AMBIENTE: UMA ABORDAGEM ECOSSISTÊMICA
Simone Cristine dos Santos Nothaft, Andressa Silva, Karen Cristina Kades Andrigue, Lisiane Rosa, Maria Assunta Busato, Carla Rosane Paz Arruda Teo, Vanessa da Silva Corralo

Resumo


Introdução: os seres humanos estabelecem relações com o meio e a partir destas constroem espaços complexos, interdependentes, que são contextos ecossistêmicos. Pode-se pensar o ecossistema, como um conjunto de seres vivos e não vivos, com estreitas relações e vínculos, que podem provocar direta ou indiretamente um estado de adequação à vida em comunidade ou a sua inadequação1. Objetivo: relacionar saúde e ambiente, numa abordagem ecossistêmica, suas aproximações e relações e instigar o debate e o diálogo sobre esta estreita relação. Metodologia: trata-se de um relato de experiência cuja atividade foi desenvolvida na disciplina de Saúde, Sociedade e Ambiente do Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó resultando em um ensaio sobre a relação saúde e ambiente sob a ótica ecossistêmica. Resultados: Atualmente, duas grandes vertentes estão na base dos estudos que adotam um enfoque ecossistêmico. Uma, a Abordagem da Saúde de Ecossistemas, aprecia o desenvolvimento de modos de mensuração que permitam identificar sinais e sintomas de como as mudanças nos ecossistemas podem afetar a saúde e, por conseguinte, apresentam o potencial presente ou futuro de afetar a saúde humana. A outra, Abordagem Ecossistêmica da Saúde, preconiza o desenvolvimento de abordagens contextualizadas e participativas para compreensão e busca de soluções acerca de mudanças nos ecossistemas de determinados lugares (aldeias, vilarejos, pequenas cidades, por exemplo) e suas consequências sobre a saúde das comunidades locais. Considera-se particularidade entre as abordagens a formulação de mudanças políticas e institucionais, bem como a participação do público2. Conclusão: Entende-se, que as discussões sobre os distintos enfoques ecossistêmicos podem oferecer apoio para a construção de instrumentos que auxiliem na forma de gestão dos ecossistemas, proporcionando diminuição de riscos à saúde humana e de perturbações sociais pela degradação ambiental. Embora os enfoques ecossistêmicos à saúde humana, venham cada vez mais complementar as ações na tentativa de solucionar problemas de saúde, ainda evidenciam-se como grande desafio as possibilidades de trabalho integrado entre as diferentes áreas do conhecimento.

Palavras-chave


saúde; ambiente; abordagem ecossistêmica.

Referências


1 CESAR-VAZ, Marta Regina; SOARES, Maria Cristina Flores; MARTINS, Cibele da Rocha; SENA, Janaina; SANTOS, Liane Rossales dos; RUBIRA, Lilian Teles; COSTA, Valdecir Zavarese da; LUCILLO-BAISCH, Ana Luiza. Saber Ambiental: instrumento interdisciplinar para a promoção da saúde. Texto e Contexto Enferm, Florianópolis, v.14, n.3, p.391-7, jul-set.2005.

2 FREITAS, Carlos Machado de; OLIVEIRA, Simone Gomes de; SCHUTZ, Gabriel Eduardo et al. Enfoques Ecossistêmicos em Saúde: vertentes e aplicações na América Latina. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 283-296, fev. 2007.