Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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INTERVENÇÕES INTERDISCIPLINARES NA SAÚDE EM COMUNIDADES RURAIS E QUILOMBOLAS NO ALTO VALE JEQUITINHONHA
Núbia Patrícia Rocha, Fernanda Helena Marques, Mirtes Ribeiro

Resumo


Trata-se do relato de experiência de participação no Festival Itinerante, uma ação permanente realizada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) - Conexão dos Saberes e a Associação de Desenvolvimento Comunitário e Ação Social do Clube de Mães de São Gonçalo do Rio das Pedras, cuja proposta é desenvolver ações interdisciplinares que estimulem o desenvolvimento da educação em saúde nas comunidades rurais e quilombolas localizadas no Alto Vale do Jequitinhonha, município de Serro - Minas Gerais. As atividades acontecem por meio de metodologias norteadas em amenizar e ou sanar possíveis problemas que passam à região. Em março de 2013, o mesmo aconteceu na comunidade quilombola de Ausente, no qual participaram os acadêmicos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), discentes do PET Conexão dos Saberes, Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PRÓ-PET Saúde) e do PET Odontologia no Vale realizando atividades por meio de cenas teatrais, oficinas e palestras com temas sobre orientação nutricional, higiene corporal e bucal, planejamento familiar, e também doenças cardiovasculares e diabetes. Essas foram planejadas a partir das demandas e necessidades levantadas pela própria comunidade. Buscou-se com as ações realizadas estimular o desenvolvimento e auto reflexão sobre a educação em saúde e consequentemente a adoção de hábitos saudáveis pela população. Percebe-se que a experiência em ambientes variados e multiprofissionais deve ser estimulada da graduação à atuação profissional, pois contribui para que os futuros trabalhadores atuem considerando a saúde em sua totalidade, ou seja, aspectos sociais, políticos, psicológicos, educacionais, entre outros, influenciando na aquisição, manutenção, promoção e tratamento da saúde. Compreende-se ainda que o processo de formação é uma constante da ação/reflexão/ação criando um olhar crítico da realidade vivida e mais, possibilitar condições para uma intervenção profissional efetiva em seu ambiente de trabalho.

Palavras-chave


educação em saúde; formação profissional; interdisciplinaridade