Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA SALA DE ESPERA: TRANSFORMANDO O TEMPO OCIOSO EM UM ESPAÇO DE APRENDIZADO
Fernanda Rafaela Geremia, Yaná Tomasi, Suelem Klein, Tania Koch, Jeane Silva

Resumo


Introdução: O tempo de espera dos usuários por atendimento no centro de saúde muitas vezes gera no indivíduo tensão, angústia, e ansiedade. Como forma de amenizar esses sentimentos e utilizar esse tempo ocioso como um espaço de aprendizado, surge a proposta da utilização da sala de espera como uma oportunidade para o profissional realizar a educação em saúde e ainda estabelecer vínculo com os usuários. A interação ligada à educação em saúde proporciona aos envolvidos, a apreensão de questões que interferem nas condições de saúde dos mesmos. Objetivos: Ressaltar a importância da implementação da educação em saúde na sala de espera e desenvolver habilidades competentes ao enfermeiro durante as atividades teórico práticas da disciplina de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem. Método: A partir da identificação da realidade situacional de um Centro de Saúde da Família do município de Chapecó/SC, construiu-se uma atividade de educação em saúde na sala de espera, com a utilização de tecnologias e métodos dinâmicos e criativos que proporcionassem envolvimento e interação entre usuários, estudantes e equipe. O material construído foi pensado a partir da visão do homem como ser biopsicossocial, abordando os temas de saúde mental, saúde do trabalhador, e promoção e prevenção de doenças, principalmente relacionadas à população masculina. Resultados: Sendo a primeira experiência dos usuários da unidade com este tipo de atividade, através desta dinâmica, foi possível observar o interesse e adesão da população por esta iniciativa, sendo esse um espaço que proporcionou a construção de novos conhecimentos frente aos cuidados em busca do viver saudável e também dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conclusões: Percebe-se a importância desta atividade como forma de aprendizagem tanto para a população, quanto para nós como futuras enfermeiras, pois nos possibilitou desenvolver a criatividade mesmo dispondo de poucos recursos. Ainda, serviu de ferramenta para a efetivação do controle social, na luta pelo desenvolvimento do SUS.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Enfermagem; Sistema Único de Saúde.

Referências