Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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MARKETING SOCIAL: NOVAS POSSIBILIDADES DE ESTRATÉGIAS, EM SAÚDE PÚBLICA, VISANDO A HUMANIZAÇÃO E A INTEGRALIDADE NA ASSISTÊNCIA
Gisele Massante Peixoto Tracera, Gilson Saippa de Oliveira, Penha Faria da Cunha, Rachel Bicalho de Lima

Resumo


Na atualidade, as organizações de saúde devem se adequar e produzir inovações, devido às inúmeras mudanças na área dos serviços de saúde. Neste contexto torna-se necessário a adoção de cenários e produção de estratégias de ação que sejam capazes de produzir vínculos que potencializem ações cuidadoras, diminuindo assim, situações extremas que levam ao estresse das equipes e ao sofrimento dos usuários. Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca. Portanto, pode ser entendido como um conjunto de atividades que uma organização planeja, implanta e coordena orientada para atender as necessidades individuais ou grupais dos seres humanos ou de outras organizações, oferecendo-lhes produtos e serviços. Tendo a saúde pública a necessidade de atingir objetivos fins por meio da satisfação dos usuários através dos serviços prestados pelos gestores e profissionais de saúde, e sendo o marketing social uma ferramenta que visa essa mesma satisfação, é importante entender como essa relação: marketing social /políticas públicas pode trazer benefícios no sistema de saúde. Esse trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a importância do marketing social na criação de estratégias de gestão em Saúde, visando à integralidade, a universalidade, o aumento da equidade e a incorporação de novas tecnologias e especialização dos saberes, representados através das políticas públicas de saúde instituídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Reflexão teórica, de cunho exploratório, a partir da questão norteadora: O Marketing social pode ser utilizado como instrumento para a construção de estratégias que visam à humanização e a integralidade em saúde pública? Pela própria concepção e função do marketing social sua aplicação pode atingir mudanças sociais em qualquer setor da saúde pública, através da formulação de estratégias que garantam a humanização no cuidado e a integralidade na assistência à saúde pelo fato de possibilitar mudanças de natureza cognitiva através de programas de informação pública; mudanças de ação através das campanhas; de comportamento, através da educação; e mudanças de valor, compreendendo esforços para alterar as ideias sobre questões polêmicas. Utilizar o marketing social na formulação de estratégias provocará o fortalecimento do trabalho em equipe, a construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas e a corresponsabilidade dos sujeitos envolvidos nos processo de gestão e atenção.

Palavras-chave


Marketing social, estratégia, humanização, integralidade

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