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UM OLHAR ATENTO PARA A SAÚDE DAS MULHRES MORADORAS EM COMUNIDADES RURAIS E QUILOMBOLAS DA VERTENTE DOS VALES DO JEQUITINHONHA – SERRO MINAS GERAIS
Resumo
No que diz respeito ao sistema único de saúde (SUS) há diversos fatores que dificultam o acesso das comunidades rurais e quilombolas aos seus serviços. Para citar, o isolamento geográfico, a acessibilidade limitada, falta de consistência na proteção legal e limitadas oportunidades econômicas que incentivem a busca pelo cuidado. Conhecendo o contexto em que vive as mulheres destas comunidades, surgiu a necessidade de intervir atentamente às questões ligadas á saúde da mulher, realizando ações de promoção e prevenção de agravos á saúde desse público residente nas comunidades rurais e quilombolas de Capivari, Três Barras e Fazenda Santa Cruz, localizadas no município de Serro - Minas Gerais. Através de um projeto extensionista do Programa de educação Tutorial conexão dos Saberes pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, foram executadas em cada comunidade oficinas didáticas, prático- reflexivas referentes á Doenças Sexualmente Transmissíveis e Planejamento Familiar. Também realizou-se o autoexame das mamas e o exame Citopatológico do colo do útero. Estes últimos foram encaminhados para a secretaria de saúde do município de Serro, onde os resultados serão entregues em cada comunidade e se necessário encaminhamentos serão feitos para as devidas especialidades. No decorrer do projeto foram realizados aproximadamente 45 exames citopatológicos, 45 exames das mamas e palestras abordando temas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, Câncer de mama e colo de útero, planejamento familiar e higiene corporal abrangendo públicos variados quanto ao sexo e a idade. Durante a execução das atividades, o levantamento de informações, a troca de saberes entre a universidade e as comunidades contribuiu para que os graduandos, futuros profissionais desenvolvessem habilidades de comunicação, trabalho em equipe além de vivenciar a teoria e pratica de maneira indissociável, possibilitando maior interesse, conhecimento e atenção à saúde da mulher. Percebeu-se também que as ações de intervenção no cenário social durante a graduação, contribuem para identificação das diferentes necessidades de saúde da população, além de ampliar a atuação desses futuros trabalhadores. Diante de tal experiência, é de grande relevância levar os acadêmicos para o campo de atuação, antes mesmo dos estágios para que o processo de ensino e aprendizagem estimule o desenvolvimento do cuidado equânime e humanizado que contemple os princípios e objetivos do SUS.
Palavras-chave
Saúde da Mulher, Autocuidado, Educação em saúde