Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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UM OLHAR ATENTO PARA A SAÚDE DAS MULHRES MORADORAS EM COMUNIDADES RURAIS E QUILOMBOLAS DA VERTENTE DOS VALES DO JEQUITINHONHA – SERRO MINAS GERAIS
Giselia Aparecida Marques, Fernanda Helena Marques, Mirtes Ribeiro, Helisamara Mota Guedes, Maria Luiza de Faria, Sara Salgado de Morais

Resumo


No que diz respeito ao sistema único de saúde (SUS) há diversos fatores que dificultam o acesso das comunidades rurais e quilombolas aos seus serviços. Para citar, o isolamento geográfico, a acessibilidade limitada, falta de consistência na proteção legal e limitadas oportunidades econômicas que incentivem a busca pelo cuidado. Conhecendo o contexto em que vive as mulheres destas comunidades, surgiu a necessidade de intervir atentamente às questões ligadas á saúde da mulher, realizando ações de promoção e prevenção de agravos á saúde desse público residente nas comunidades rurais e quilombolas de Capivari, Três Barras e Fazenda Santa Cruz, localizadas no município de Serro - Minas Gerais. Através de um projeto extensionista do Programa de educação Tutorial conexão dos Saberes pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, foram executadas em cada comunidade oficinas didáticas, prático- reflexivas referentes á Doenças Sexualmente Transmissíveis e Planejamento Familiar. Também realizou-se o autoexame das mamas e o exame Citopatológico do colo do útero. Estes últimos foram encaminhados para a secretaria de saúde do município de Serro, onde os resultados serão entregues em cada comunidade e se necessário encaminhamentos serão feitos para as devidas especialidades. No decorrer do projeto foram realizados aproximadamente 45 exames citopatológicos, 45 exames das mamas e palestras abordando temas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, Câncer de mama e colo de útero, planejamento familiar e higiene corporal abrangendo públicos variados quanto ao sexo e a idade. Durante a execução das atividades, o levantamento de informações, a troca de saberes entre a universidade e as comunidades contribuiu para que os graduandos, futuros profissionais desenvolvessem habilidades de comunicação, trabalho em equipe além de vivenciar a teoria e pratica de maneira indissociável, possibilitando maior interesse, conhecimento e atenção à saúde da mulher. Percebeu-se também que as ações de intervenção no cenário social durante a graduação, contribuem para identificação das diferentes necessidades de saúde da população, além de ampliar a atuação desses futuros trabalhadores. Diante de tal experiência, é de grande relevância levar os acadêmicos para o campo de atuação, antes mesmo dos estágios para que o processo de ensino e aprendizagem estimule o desenvolvimento do cuidado equânime e humanizado que contemple os princípios e objetivos do SUS.

Palavras-chave


Saúde da Mulher, Autocuidado, Educação em saúde