Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE DROGAS E AUTOESTIMA COM ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Mayenne Myrcea Quintino Pereira Valente, Nathalia Franco Maia, Priscila de Oliveira Abreu, Rebeca de Mesquita Rodrigues, Renata Carneiro Ferreira

Resumo


A adolescência é um período de transição entre a infância e a vida adulta, momentos em que o sujeito se vê frente a muitos desafios, descobertas, frustrações e conquistas. Esta fase da vida é marcada por profundas mudanças no comportamento, tornando o adolescente vulnerável às mudanças biopsicossociais que podem acarretar no uso de drogas e como consequência autoestima baixa (BRASIL, 2000). A educação em saúde é reflexão-ação fundada em saberes técnico-científicos e populares, culturalmente significativos, exercício de espaço democrático, capaz de provocar mudanças individuais e prontidão para atuar em grupo, interferindo no controle e na implementação de políticas públicas, contribuindo para a transformação social (BARROSO; VIEIRA; VARELA, 2003). Este estudo tem como finalidade relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem ao elaborarem uma oficina educativa sobre drogas e autoestima em uma Escola Municipal de Fortaleza. A oficina ocorreu em novembro de 2013, com 10 estudantes adolescentes situados na faixa etária de 12 a 15 anos, com duração de aproximadamente três horas. A oficina educativa foi dividida em dois momentos: no primeiro momento foi apresentado um vídeo sobre autoestima, bem como foi realizada uma dinâmica do espelho, no qual os adolescentes tinham que relatar sobre si dois pontos positivos e dois negativos. Posteriormente houve uma discussão sobre os seguintes questionamentos: Você tem a autoestima elevada? O que você pode fazer para melhorar esses pontos negativos? No segundo momento da oficina foi realizada uma dinâmica de mímica, na qual os adolescentes foram divididos em três grupos e cada grupo tinha que fazer uma mímica com as seguintes situações: Qual a visão que você tem das drogas? O que você sabe sobre as drogas? O que você pode fazer para prevenir o uso de drogas? O estudo possibilitou identificar o nível de conhecimento desses adolescentes sobre os temas abordados e qual a percepção deles em relação aos assuntos discutidos. Além disso, a oficina proporcionou uma reflexão da realidade sociocultural na qual os adolescentes encontram-se inseridos. Logo, a estratégia de oficina educativa deve ser promovida como mais uma opção para avaliar o conhecimento, contexto sociocultural e a percepção dos adolescentes sobre as drogas e autoestima.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Adolescente; Enfermagem.

Referências


  1. BARROSO, G.T.; VIEIRA, N.F.C.; VARELA, M.V. Educação em saúde: no contexto da promoção humana. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2003. 120p.
  2. BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação Nacional de DST e AIDS. Manual do multiplicador: adolescente. Ministério da Saúde, Coordenação Nacional de DST e AIDS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2000. 160 p.