Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E HÁBITOS ALIMENTARES EM CRIANÇAS
Ana de Cassia Ivo dos Santos, Eliany Nazaré Oliveira, Gracyanne Maria Oliveira Machado, Bianca Waylla Ribeiro Dionisio, Maria Rosiane Vasconcelos dos Santos, Layddyanne Portela Mota, Luziane Cardoso Costa

Resumo


Introdução: A situação nutricional da população infantil de um país é considerada um indicador de qualidade de vida (MELLO, 2002). Alimentação saudável é a melhor forma de prevenção de agravos, aumentando a expectativa de vida (YAMASHITA & SIRKIS, 2010). Objetivo: Analisar a situação nutricional e os hábitos alimentares de crianças acompanhadas pela Estratégia de Saúde da Família. Metodologia: Estudo do tipo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado no município de Luis Correia - PI, utilizou-se um questionário estruturado, no mês de agosto de 2013, a amostra foi constituída por 33 crianças. Os responsáveis autorizaram a inclusão dos menores, por meio do Termo de Consentimento Livre Esclarecido, respeitando os preceitos éticos da Resolução nº 466/12. Após a coleta, os dados foram analisados e comparados com os índices preconizados pelo Ministério da Saúde por meio da Caderneta da Saúde da Criança. Resultados e discussão: Os resultados indicaram que 57% das crianças eram meninos e 43% eram meninas. Dentre essas, 39% alimentaram-se exclusivamente de leite materno até os seis meses de idade, 24% por menos de seis meses, 15% por mais de seis meses, sendo que 22% não mamaram. Em relação à freqüência alimentar diária, 39% das crianças fazem de três a quatro refeições, 58% consomem entre cinco a seis refeições e 3% relataram mais de seis vezes por dia. Quanto à alimentação, observou-se que o consumo de frutas e verduras eram diários. Em relação ao estado nutricional, nota-se a prevalência de obesidade em 45%, desnutrição em 39% e apenas 16% eram eutróficos. Conclusão: Evidenciou-se que as crianças apresentam um estado nutricional inadequado, com a prevalência elevada de obesidade e desnutrição apesar dos hábitos alimentares citados pelos responsáveis, mostrando a necessidade de educação em saúde, com a implementação de prática de orientação nutricional, ensinando e estimulando hábitos alimentares saudáveis e, conseqüentemente, reduzindo a prevalência de distúrbios nutricionais.

Palavras-chave


estado nutricional; hábitos alimentares; crianças

Referências


MELLO,E. D. O que significa a avaliação do estado nutricional. Jornal de Pediatria. v.78, n.5, p. 357-358, 2002.

YAMASHITA, C., SIRKIS, K.S. Alimentação saudável: a sua importância na qualidade de vida e na prevenção de doenças. Campus: RJ, 2010.