Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O LÚDICO NA PREVENÇÃO DE PARASITOSES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Layddyanne Portela Mota, Eliany Nazaré Oliveira, Gracyanne Maria Oliveira Machado, Bianca Waylla Ribeiro Dionisio, Maria Rosiane Vasconcelos dos Santos, Luziane Cardoso Costa, Ana de Cassia Ivo dos Santos

Resumo


Caracterização do problema: As parasitoses intestinais estão intimamente relacionadas às condições sanitárias e representam um grave problema de saúde pública nos países subdesenvolvidos. De acordo com Vasconcelos et al (2011) as crianças são mais vulneráveis a quadros infecciosos, este fato pode ser associado pelo desconhecimento sobre a importância dos hábitos de higiene, o que favorece o contágio de patógenos pelos alimentos, poeiras e até mesmo objetos e partes do nosso corpo que são carreados a nossa boca. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência de educação em saúde desenvolvido em uma escola de ensino fundamental na zona urbana do município de Parnaíba- PI, em março de 2013. O objetivo do trabalho foi sensibilizar as crianças entre 06 e 12 anos, quanto as doenças parasitárias, as quais podem atrapalhar os estudos e o seu dia-a-dia. A atividade educativa foi distribuída nos turnos manhã e tarde. Iniciou-se com o vídeo explicativo sobre os hábitos de higiene, logo após foi feito uma brincadeira com balões, onde colocamos perguntas sobre o vídeo, no qual a criança que acertava a resposta ganhava um brinde, em seguida foi apresentado o teatro de fantoches explicando sobre as doenças parasitárias, cantamos uma paródia sobre uma doença parasitária e finalizamos com a correta forma da lavagem das mãos, que foi realizada da seguinte forma: sujamos as mãos das crianças com tinta guache e após a explicação de como lavar as mãos pedimos que elas fizessem da mesma maneira. Efeitos alcançados: Participaram da ação educativa 22 crianças da comunidade sendo 11 meninos e 11 meninas, de baixa renda e que tinham pouco conhecimento sobre o assunto. Durante o processo elas revelaram-se capazes de disseminar as práticas desenvolvida pela equipe durante as ações educativas, influenciando assim seus familiares. Recomendações: Evidenciamos a dimensão positiva do aprendizado mútuo, onde é envolvida as práticas em saúde e as crianças, uma vez que as ações educativas tornam-se importante a inclusão de atividades lúdicas como fatores no processo de conhecimento para a construção de hábitos saudáveis entre crianças e até mesmo em seu lar.

Palavras-chave


parasitoses; lúdico; promoção de saúde

Referências


VASCONCELOS, I. A. B.  et al. Prevalência de parasitoses intestinais entre crianças de 4-12 anos no Crato, Estado do Ceará: um problema recorrente de saúde pública. Acta Scientiarum. Health Sciences Maringá, v. 33, n. 1, p. 35-41, 2011.