Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O PET- SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Adalvane Nobres Damaceno

Resumo


O PET-Saúde fomenta a formação profissional articulada com os profissionais da Estratégia Saúde da Família, caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço. Além disso, o programa visa facilitar o processo de integração ensino-serviço-comunidade; institucionalizar e valorizar as atividades pedagógicas destes profissionais e promover a capacitação docente, estimular a inserção das necessidades do serviço como fonte de produção de conhecimento e pesquisa na universidade e incentivar o ingresso de profissionais do serviço na carreira docente. A articulação entre ensino-serviço-comunidade proporciona simultaneamente oportunidades à aprendizagem significativa por meio do sistema tutorial e fomenta algumas características de natureza coletiva, norteada pela interdisciplinaridade, por possibilitar a inclusão de médicos, cirurgiões-dentistas e enfermeiros da rede básica de saúde, o que corrobora para o enriquecimento da formação acadêmica. As atividades desenvolvidas pelo PET-Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desde a sua constituição, buscou estabelecer um trabalho interdisciplinar, articulando os diferentes cursos com os serviços, em ações que procuravam abordar o ensino e a pesquisa. O presente relato de experiência foi construído com base na vivência, no mapeamento e investigação de óbitos não fetais por Causas Mal Definida/Sem Assistência Médica, compreendidos na categoria entre R00 e R99, classificados “Capítulo XVIII – Sintomas, Sinais e Achados Anormais de Exames Clínicos e de Laboratório Não Classificados em Outra Parte”. Para tal, utilizou-se da autópsia verbal (AV) durante Visitas Domiciliares (VDs). Compreende-se que as atividades desenvolvidas foram revestidas não apenas de grande importância para a formação de profissionais da área da saúde, pois ao se buscar trabalhar na perspectiva da integralidade e da articulação ensino e serviço, aproximam-se teoria e prática e favoreceram-se reflexões dos envolvidos nessa dinâmica, como também a alteração no significativa do Sistema de Mortalidade (SIM) do município, uma vez que, as estatísticas de mortalidade por idade, sexo e causa de morte é um importante subsídio para o conhecimento do perfil epidemiológico nas populações, constituindo-se na forma mais utilizada internacionalmente para entender as necessidades de planejamento e ações em saúde. Para tanto, essas devem revestir-se de qualidade, no sentido de refletirem o padrão da causa morte. Dessa forma, a classificação da causa básica de morte como Mal Definida e/ou Sem Assistência Médica dificulta tanto a obtenção de informações estatísticas confiáveis quanto o planejamento de ações em saúde. Pautado na proposta pedagógica de transformação do processo de formação em saúde, o PET-Saúde da UFSM contribuiu para a troca de saberes e práticas. Isto porque, devido às suas estratégias de ação, identificaram-se valores presentes na universidade para a vivência do discente, dos profissionais do serviço e para o benefício da comunidade. Dentre esses valores, é possível citar a adoção de uma postura ativa, crítica e reflexiva dos mediadores do processo na produção de conhecimentos e práticas em saúde/enfermagem. Essa mudança de postura é reforçada3 ao ressaltar a necessidade de se estabelecerem novas relações entre os profissionais, objetivando a comunicação horizontal entre os componentes de uma equipe. Acrescentamos que é preciso que essa relação seja estabelecida com a universidade, para que a interação favoreça a coprodução de trabalhadores críticos e reflexivos. Essa dinamização desenvolvida na esfera educacional promove a identificação de valores e a superação de limites encontrados no processo de formação dos indivíduos. Esse novo modelo de formação deve contribuir para a construção de conceitos favoráveis à implementação de práticas eficientes e produtivas, permitindo a resolutividade das necessidades da população que configuram a sociedade atual. Portanto, tendo em vista a proposta educacional do PET-Saúde para a academia, impulsionando a aproximação e a integração dos atores envolvidos com a realidade dos serviços, foi possível conceber a pesquisa como atividade fundamental para a produção de conhecimento na universidade. Os planos de pesquisa nessa perspectiva foram desenvolvidos em consonância com áreas estratégicas de atuação da Política Nacional de Atenção Básica em Saúde e da Vigilância em Saúde. De fato, a permanência em campo prático permitiu aos discentes novos olhares, até então ofuscados pelo ambiente restrito de sala de aula, e possibilitou aos envolvidos no projeto uma aproximação concreta com a realidade, permitindo uma diversificação nos cenários de aprendizagem. Além disso, instigou a responsabilidade social, favorecendo o repensar do papel da academia na interlocução com a comunidade na busca pelos seus direitos sociais. Nesse ínterim, as reuniões e as atividades realizadas durante a atuação do projeto serviram como instrumento para a qualificação em serviço dos profissionais da saúde, contribuindo para a construção de outro olhar para as práticas cotidianas e para o fortalecimento das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Logo, os momentos de integração ensino, serviço e comunidade tenderam a incentivar a constante atualização dos profissionais, na perspectiva de formá-los com perfil adequado às necessidades e às políticas públicas de saúde do país. Todavia, mesmo com os entraves físicos, funcionais e/ou estruturais que por vezes compromete o sucesso das ações realizadas pelo PET-Saúde, a interdisciplinaridade, a pesquisa e a integração ensino, serviço e comunidade, proporcionadas pelas atividades delineadas por esse programa, favoreceram o desenvolvimento de novas práticas de atenção e experiências pedagógicas, contribuindo para a reorientação da formação e implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais4 dos cursos de graduação da área da saúde e satisfação do usuário SUS.

Palavras-chave


Educação; Trabalho; Enfermagem

Referências


1 Brasil, MS. Ministério da Educação. Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalhador para a Saúde – PET-Saúde. Diário Oficial da União. Brasília, 27 ago. 2008; Seção 1, p.27.

2 Laurenti, R.; Jorge, M. H. P. M.; Gotlieb, S. L. D. A Confiabilidade Dos Dados de mortalidade e morbidade por doenças crônicas não transmissíveis. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 9(4), 2004.

3 Costa Neto, MM. A implantação da Unidade de Saúde da Família. Brasília, DF: Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas da Saúde, Departamento de Atenção Básica, 2000.

4 Brasil, MS. Portal da Saúde, 2010. Disponível em: <www.portal.saude.gov.br>. Acesso em: 14 dez. 2013.