Tamanho da fonte:
AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE: ENSINANDO E APRENDENDO EM UM AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
Caracterização do problema: O ambiente escolar é um espaço imprescindível para trabalhar ações de educação em saúde, no qual envolve tanto a comunidade quanto os alunos, uma vez que estes podem influenciar diretamente no ambiente em que vivem a partir do conhecimento produzido na escola. Descrição da experiência: Foram realizadas intervenções educativas na escola pública municipal, Centro Integrado de Educação Saúde Professor José Valdevino Carvalho. O Objetivo foi dialogar sobre temáticas importantes para comunidade estudantil e todo o alcance que esta pode ter. Desse modo em visita de negociação para realização do Projeto de extensão na escola foram pautados os seguintes temas: dengue, meio ambiente e hábitos alimentares. O projeto está ancorado no Lapracse (Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde e Enfermagem) da Universidade Estadual do Ceará. Inicialmente visitamos as salas de aulas indicadas pela Escola para apresentação da proposta. As turmas contempladas foram do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Para realizar a oficina de intervenção (OI) com o tema dengue, optamos por fazer um jogo de tabuleiro onde a sala foi dividida em dois grupos. O jogo era uma competição entre as duas equipes, através de perguntas e por verdadeiro ou falso sobre o assunto selecionado, em seguida houve um debate entre os grupos consolidando o conhecimento produzido. Já a proposta da OI meio ambiente consistiu em refletir sobre a coleta seletiva, distribuindo papéis que continham nomes de objetos e de alimentos, para cada um dos alunos. Na lousa estavam fixados cartazes coloridos representando as lixeiras da coleta seletiva, onde eles teriam que colar os papéis de acordo com a classificação. No tema hábitos alimentares abordamos a pirâmide alimentar, em que foram distribuídos papéis com nomes de vários alimentos e os alunos teriam que formar a pirâmide que estava vazia desenhada na lousa. Efeitos alcançados e recomendações: Ao final dos encontros, muitas dúvidas foram esclarecidas, assim como se percebeu que os estudantes ampliaram a percepção sobre as temáticas com a troca de conhecimentos e experiência entre as crianças da escola e os bolsistas. Verifica-se a importância de dialogar mais sobre essa proposta e ampliar para outras salas de aula num outro momento.