Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO EM SAÚDE PARA HIGIENE INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Bianca Waylla Ribeiro Dionisio, Gracyanne Maria Oliveira Machado, Eliany Nazaré Oliveira, Luziane Cardoso Costa, Maria Rosiane Vasconcelos dos Santos, Ana de Cassia Ivo dos Santos, Layddyanne Portela Mota

Resumo


Caracterização do problema: As crianças por meio das atividades lúdicas expressam sua criatividade, desenvolvem habilidades, elevam sua autoestima, desencadeando um processo de ensino-aprendizagem. As atividades educativas abrangem desenvolvimento motor e social, sendo assim por meios de jogos e brincadeiras, as crianças aprendem cada vez mais. Almeida (2003) ressalta que crianças a partir dos 2 anos idade transformam o lúdico em um experimento de aprendizagem, possibilitando dar forma ao mundo de acordo com suas impressões. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência realizado por acadêmicas de enfermagem. Inicialmente, realizamos a busca ativa das crianças em parceira com a Pastoral da Criança da comunidade Lagoa do Portinho, zona rural do município de Parnaíba – PI, no mês de Outubro de 2013, em seguida realizamos as ações educativas adequando à metodologia e a linguagem de acordo com o público. As atividades lúdicas realizadas tiveram como tema a higienização, e como ferramentas educacionais utilizamos: exposição de vídeos, músicas e teatro com a peça “O sujinho e o limpinho”. Efeitos alcançados: Participaram da ação educativa 47 crianças da comunidade, acompanhada por mãe/responsável, com faixa etária de 2 a 6 anos de idade. Sensibilizamos nosso público que para ter boa saúde, é necessário adotar bons hábitos de higiene, como: o banho, a limpeza das mãos antes de se alimentar, escovar os dentes depois das refeições, manter as unhas sempre aparadas e limpas e não andar descalço. Observamos o envolvimento das crianças durante todo o processo de intervenção. Percebemos a participação ativa das crianças devido à criatividade utilizada pela equipe. Recomendações: Evidenciamos que é imprescindível a educação em saúde para crianças por meio de dinâmicas lúdicas, oportunidade de desenvolver prevenção e promoção em saúde a esse público pela acessibilidade das informações. Acreditamos que a atividade realizada representa uma importante estratégia de ensino-aprendizagem e que pode proporcionar melhoria na qualidade de vida das crianças.

Palavras-chave


higiene infantil; promoção em saúde; lúdico

Referências


ALMEIDA, Paulo N. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 11 ed. São Paulo: Loyola, 2003