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O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO EM SAÚDE PARA HIGIENE INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Resumo
Caracterização do problema: As crianças por meio das atividades lúdicas expressam sua criatividade, desenvolvem habilidades, elevam sua autoestima, desencadeando um processo de ensino-aprendizagem. As atividades educativas abrangem desenvolvimento motor e social, sendo assim por meios de jogos e brincadeiras, as crianças aprendem cada vez mais. Almeida (2003) ressalta que crianças a partir dos 2 anos idade transformam o lúdico em um experimento de aprendizagem, possibilitando dar forma ao mundo de acordo com suas impressões. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência realizado por acadêmicas de enfermagem. Inicialmente, realizamos a busca ativa das crianças em parceira com a Pastoral da Criança da comunidade Lagoa do Portinho, zona rural do município de Parnaíba – PI, no mês de Outubro de 2013, em seguida realizamos as ações educativas adequando à metodologia e a linguagem de acordo com o público. As atividades lúdicas realizadas tiveram como tema a higienização, e como ferramentas educacionais utilizamos: exposição de vídeos, músicas e teatro com a peça “O sujinho e o limpinho”. Efeitos alcançados: Participaram da ação educativa 47 crianças da comunidade, acompanhada por mãe/responsável, com faixa etária de 2 a 6 anos de idade. Sensibilizamos nosso público que para ter boa saúde, é necessário adotar bons hábitos de higiene, como: o banho, a limpeza das mãos antes de se alimentar, escovar os dentes depois das refeições, manter as unhas sempre aparadas e limpas e não andar descalço. Observamos o envolvimento das crianças durante todo o processo de intervenção. Percebemos a participação ativa das crianças devido à criatividade utilizada pela equipe. Recomendações: Evidenciamos que é imprescindível a educação em saúde para crianças por meio de dinâmicas lúdicas, oportunidade de desenvolver prevenção e promoção em saúde a esse público pela acessibilidade das informações. Acreditamos que a atividade realizada representa uma importante estratégia de ensino-aprendizagem e que pode proporcionar melhoria na qualidade de vida das crianças.
Palavras-chave
higiene infantil; promoção em saúde; lúdico
Referências
ALMEIDA, Paulo N. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 11 ed. São Paulo: Loyola, 2003