Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE: ESTRANHANDO O FAMILIAR
Daniela Dallegrave, Ricardo Burg Ceccim

Resumo


Este resumo é resultado de pesquisa de doutorado. Trata da temática das Residências em Saúde, mais especificamente, as Residências em Área Profissional da Saúde, realizada na modalidade multiprofissional. A tese utiliza como analisadores os “encontros de aprendizagem” e “governamentalização”, demonstrando o co-engendramento e inseparabilidade dos dois termos. O desenho de pesquisa contou, essencialmente, com análise das normativas vigentes sobre as Residências em Saúde, entrelaçadas com conversas da autora com participantes dos Encontros – Gaúcho e Nacional – de Residências e também do Congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, eventos ocorridos em 2012. Também foram acolhidas manifestações livres e interessadas em expressar experiências de aprendizagem nas Residências. Aqui será apresentada a primeira parte dos resultados, isto é, o estranhamento na produção de pesquisa, a elaboração de um olhar diferente para as Residências, um olhar possível para quem a temática era tão familiar. Como resultados, estão apresentados alguns apontamentos. A análise das legislações vigentes sobre a Residência Multiprofissional, possibilitou o agrupamento em 4 diferentes momentos na história, cada um deles marcado por características próprias. A vivência nos espaços de encontro (congressos, seminários etc.) sobre a Residência convoca a declaração de pertencimento. Nestes espaços, cada um deve narrar a qual segmento pertence. Estas narrativas, recorrentemente, são passaportes. O aprendizado vivido nas Residências é marcado no corpo, é vivido intensamente. Os regramentos emitidos pela Comissão Nacional de Residência – Multiprofissional – em Saúde (CNRMS) produzem apagamento do processo de aprendizagem na cena de trabalho, uma certa “higiene do trabalho”, onde o residente é colocado entre parênteses. Por outro lado, reforçam esse lugar de apagamento do processo educativo, a reivindicação dos residentes por 13º salário, adicional de férias, recebimento do fundo de garantia e a comprovação de carga horária trabalhada durante o período da Residência como experiência profissional. Reivindicações legítimas e que dialogam com a lógica instituída pela CNRMS, quando essa se propõe a regrar prioritariamente nesses termos. No entanto, elas disputam com as reivindicações, igualmente pertinentes e legítimas, acerca da qualificação dos processos educacionais nos programas.

Palavras-chave


Residências em Saúde, formação de trabalhadores para o SUS, educação pelo trabalho