Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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IDENTIDADE E SINGULARIDADES DA EDUCAÇÃO TUTORIAL: CURSOS NOTURNOS DA SAÚDE DA UFRGS
Izabella Barison Matos, Ana Luiza Vicentini Leão, Marcela Silvestre Vidor, Nair Silva Schneider, Bianca Oliveira Gomes

Resumo


Caracterização do problema: Num espaço para refletir sobre as singularidades e demandas de estudantes dos cursos noturnos da saúde, desde dezembro de 2010, o Programa de Educação Tutorial/PET Conexões de Saberes - Cenários de Práticas e de Estágios Curriculares Noturnos da UFRGS encontra-se em execução. Doze estudantes - Serviço Social, Odontologia, Saúde Coletiva e Psicologia - e uma tutora da Saúde Coletiva reúnem-se para discutir e criar vivências e atividades de ensino, projetos de extensão e de pesquisa em atendimento às demandas. Descrição da experiência: Encontros presenciais semanais; atividades de extensão aos sábados e momentos não presenciais. Efeitos alcançados: Estudantes de Odontologia tem a proposta PET como contraponto à formação focada na técnica, espaço para pensar estratégias para enfrentar dificuldades financeiras - compra de instrumental. Estudantes da Saúde Coletiva, que tem Projeto Pedagógico do Curso (PPC) com vivência curricular não disciplinar, contribuem com proposições de ações interdisciplinares. Estudantes de Serviço Social “descobrem” a saúde coletiva como possibilidade de ampliar a inserção profissional. Estudantes de Psicologia iniciam aproximação com a saúde coletiva e exploram o exercício de uma clínica que não se encerra no individual. Em fevereiro de 2014 será ofertada disciplina (Políticas Públicas) em período letivo especial, para atender demanda específica e, concomitantemente, extensão para créditos complementares. O projeto de pesquisa “Itinerários formativos de estudantes dos cursos de graduação noturnos na área da saúde da UFRGS: Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Saúde Coletiva”, elaborado pelo grupo, pretende instrumentalizar as Comissões de Graduação sobre as especificidades dos estudantes visando melhorar a resposta pública e subsidiar a UFRGS na implementação destes cursos. Recomendações: O PET, para os estudantes, é uma oportunidade, por meio da vivência em múltiplos cenários de prática, de despertar para outra formação profissional, mais próxima ao SUS. Para a tutora é um disparador de outras práticas acadêmicas que são protagonistas desta formação. O que torna este PET singular são as iniciativas de ensino e de extensão com foco na interdisciplinaridade; também, o fato de estudantes desenvolverem habilidades relacionais, adquirirem competências para o trabalho multiprofissional e aprofundarem conhecimento sobre temas de interesse de todos.

Palavras-chave


Protagonismo estudantil, Educação Tutorial; Cursos Noturnos

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