Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ACOLHER PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO: UMA PROPOSTA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Mariana Ferreira de Araújo, Geisa Ferreira Gomes, Paula Fernandes Chaves, Luana Nunes Caldini, Ticiana Soares de Castro, Sarah de Carvalho Freitas Alves, Rebecca Holanda Arrais

Resumo


Caracterização do problema: Com o diagnóstico de Câncer, além de sintomas físicos, aspectos psicológicos e sociais também sofrem consideráveis alterações. Na condição de residentes em Cancerologia no Instituto do Câncer do Ceará (ICC), percebemos a forte representação social que os pacientes têm sobre o Câncer, mais especificamente para nosso estudo, sobre a Quimioterapia. A partir da orientação médica a submeter-se a tal tratamento, a maioria dos pacientes sente-se mal diante das possibilidades de queda do cabelo, perda ou ganho de peso, náuseas e vômitos, dentre outras reações. Além disso, existem algumas representações que são difundidas pelo senso comum que acabam por interferir na adesão ao tratamento. Neste sentindo, o ICC criou o Grupo de Acolhimento para pacientes que irão iniciar a Quimioterapia. Descrição da Experiência: O grupo é realizado semanalmente por uma equipe multiprofissional – assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo – em que cada categoria expõe, a partir de compreensões prévias dos usuários, aspectos relacionados à sua área de atuação, esclarecendo dúvidas e informando quais as reações positivas e negativas oriundas do tratamento. Também são feitos esclarecimentos sobre direitos do paciente e sobre normas e rotinas do hospital. Com o início da Residência Multiprofissional, o Grupo de Acolhimento foi percebido como uma oportunidade de intervenção dos profissionais residentes. Neste sentindo, a equipe de residentes buscou sistematizar uma proposta de otimização do grupo. Assumiu-se a condução do momento, potencializou-se os convites para estímulo à participação dos pacientes e acompanhantes e buscou-se formas mais atrativas de acolhê-los. Efeitos Alcançados: Entende-se que essa estratégia contribuiu para construção do protagonismo dos usuários, uma vez que, por meio do acesso à informação, houve empoderamento, transformação de saberes prévios, desconstrução de medos e incentivo participação no processo terapêutico com segurança e entusiasmo. A abordagem multiprofissional contribuiu, também, com a mudança da lógica médico-centrada, ressaltando a função e a importância de cada profissão. Recomenda-se, portanto: a formação de grupos que abordem não somente aspectos informativos como também de partilha de saberes e experiências; a inclusão do convite para grupo de acolhimento entre as atividades iniciais destinadas ao paciente que irá submeter-se a tratamento intenso e prolongado.

Palavras-chave


Câncer; Acolhimento; Quimioterapia.

Referências


CONCEIÇÃO, V. M. da. et al. Representações Sociais sobre o tratamento Quimioterápico por clientes oncológicos. Tempus: Actas da Saúde Coletiva, v.6, n.3, abr., 2012. Disponível em: <http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1157>. Acesso em: 13 dez. 2013.

SANTOS, C. T.; SEBASTIANI, R. W. Acompanhamento psicológico a pessoa portadora de doença crônica. In: ANGERAMI, V. A. C. E a psicologia entrou no hospital. São Paulo: Pioneira, 1996.

BARRA, S. A. R. O acolhimento no processo de trabalho em saúde. Serviço Social em Revista, v.13, n.2, mai. 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/8828>. Acesso em: 13 dez. 2013.

VERÍSSIMO, D. S. et. al. Grupo de Sala de Espera no Apoio ao paciente somático. Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo, vol. 6, n.2, set. 2005.

TEXEIRA, E. R. VELOSO, R. C. O grupo em sala de espera: território de práticas e representações em saúde. Revista texto e contexto de Enfermagem, vol.15, n.02, jun. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200017>. Acesso em: 14 dez. 2013.