Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A PRODUÇÃO DO CUIDADO INTEGRAL A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENTRE UM AMBULATÓRIO DE HOMEOPATIA E UM SAE HIV/AIDS
Daila Alena Raenck da Silva, Magda Maria Gaspary Bertoncello, Mariana Podeleske Tejada de Barros, Edilene Joceli Almeida, Bruna Bitencourt Bernardes de Oliveira, Ianny Gabriela Ferrão Alves

Resumo


Introdução: O trabalho em equipe busca como produto final, a promoção do cuidado integral. Filho (2009) refere que este cuidado detém uma complexidade que exige do profissional a articulação com os demais. Isso remete o quanto a conexão de saberes é importante. Essa proposta é necessária no acompanhamento de pacientes com HIV/aids. A Homeopatia surge para auxiliar na construção deste cuidado. Luz (2004) destaca a Homeopatia como uma das racionalidades médicas que vem sendo estudada desde 1988, com sua visão holística, integrativa e complementar. Objetivo: Descrever a união de dois ambulatórios do SUS, a homeopatia e o HIV, na tentativa de reafirmar o princípios do SUS dentro da construção de coletivos organizados (CECCIM, 2005) capazes de reforçar ainda mais essas diretrizes. Método: Essa experiência foi desenvolvida em um centro de especialidades de saúde de Porto Alegre. Esta estratégia oferece assistência especializada para os pacientes portadores de HIV/aids de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, aliado ao cuidado holístico e complementar da homeopatia. Resultados: Atualmente essa estratégia encontra-se em implantação, mas conta com 300 pacientes cadastrados e a oferta dos dois atendimentos é bem recebida. Será possível analisar os dados oriundos dessa união futuramente, pois já está previsto dentro do serviço, uma avaliação dessa nova proposta através de estudos mais elaborados. A equipe através dessa forma de cuidado diferenciada e integral consegue ofertar aos usuários uma assistência mais humana e equivalente aos pressupostos do SUS. Discussão: Esta estratégia que nasceu a partir da sensibilidade da equipe, vem surpreendo com os resultados apresentados ao longo do desenvolvimento do trabalho. É importante demonstrar de forma científica o quanto é valida e factível essa iniciativa, tendo como objetivo principal demonstrar o quanto esta experiência pode ser multiplicada para outras instituições, com a proposta de promover o cuidado integral e humanizado regulamentado pelo SUS, além de propiciar a construção de uma equipe de saúde que extrapole o padrão multidisciplinar, que opere na lógica da sensibilidade, da subjetividade e da singularidade das relações humanas entre os membros da equipe e os usuários.

Referências


-Joao Batista Cavalcante Filho1coletivos Organizados Para A Produção Do Cuidado Integral: Um Desafio Para A Regulamentação Profissionalrev. Aps, V. 12, N. 2, P. 214-220, Abr./jun. 2009

- Luz, Madel Therezinha. "Natural Racional Social: Razão Médica E Racionalidade Científica Moderna; Natural Rational Social: Medical Reason And Modern Scientific Rationality." (2004).

- CECCIM, Ricardo Burg. Onde se lê recursos humanos da saúde, leia-se coletivos organizados de produção da saúde: desafios para a educação.In: Construção social da demanda: direito à saúde, trabalho em equipe, participação e espaços públicos, p. 161-181, 2005.