Tamanho da fonte:
UM MINUTO DE SONECA JÁ VALE: SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS
Resumo
Caracterização do Problema: Espaço universitário, estrutura construída com corredores longos, separando o aprender e o viver acolhedor. Nesse cenário reina a irreverência e a manifestação da aprendizagem com arte e poesia. Na licença poética surge a capacidade de expressividade, vivências afetivas e subjetividade. Assim os estudantes de graduação em saúde da UFC problematizam a necessidade de projetos que promovam o acesso às práticas integrativas e complementares (Pics), visando à redução da fadiga, rendimento da aprendizagem e promoção da saúde. Descrição da experiência: O cenário é o Laboratório de Práticas Alternativas em Saúde/UFC e Centro Acadêmico. Apoiando-se em disciplinas de Práticas Alternativas em Saúde e Cuidando do Cuidador, a vivência acontece entre 12h45min/13h45min. A adesão espontânea é critério de ingresso. A sistematização organiza, ordena, interpreta e aprende os processos vividos. A organização e análise são estruturadas nos conceitos de experiência- descrição das atividades por quem as viveu; sistematização-composição de forças que tratam de algo maior do que a soma de partes de coisas vividas em separado; e produção compartilhada- análise crítica e suporte na teorização da prática. Efeitos alcançados: participaram 1200 estudantes. As vivências: terapias físicas; hidroterapia; fitoterapia; nutrição; ondas, radiações e vibrações; terapias mentais e espirituais; exercícios individuais; artísticas. As terapias mentais e espirituais foram as de maior interesse; os participantes afirmam que são redutoras do estresse e servem de ferramenta do cuidado em situações de estudo; seguindo-se as terapias corporais e energéticas. Expressam que a soneca é facilitadora do processamento de novas informações e das operações mentais e da lembrança de algo que o tragam à memória. A reflexão que o sono tem um papel importante na memória e a sua privação afeta o processo de aprendizagem, com tendência à sonolência nas atividades acadêmicas, contribuindo para a diminuição do rendimento, irritabilidade, tensão e ansiedade Recomendações: espaço de mediação educativa, o cenário é relevante na formação e se concretiza por meio de elementos da vida acadêmica; cria uma relação experiencial e pedagógica. A teoria e prática como processos interdependentes incluem o papel das PICs na educação. O compartilhamento “menos enfadonhos e mais significativos”. A iniciativa impulsiona dimensões da educação e do trabalho, a delicadeza nos processos formadores para o SUS.