Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
UM MINUTO DE SONECA JÁ VALE: SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS
Caroline Ribeiro de Sousa, Essyo Pedro Lima Moreira de Lima, Lúcia de Fátima Rocha Bezerra Maia, Míria Conceição Lavinas Santos, Maria Fátima Maciel Araújo

Resumo


Caracterização do Problema: Espaço universitário, estrutura construída com corredores longos, separando o aprender e o viver acolhedor. Nesse cenário reina a irreverência e a manifestação da aprendizagem com arte e poesia. Na licença poética surge a capacidade de expressividade, vivências afetivas e subjetividade. Assim os estudantes de graduação em saúde da UFC problematizam a necessidade de projetos que promovam o acesso às práticas integrativas e complementares (Pics), visando à redução da fadiga, rendimento da aprendizagem e promoção da saúde. Descrição da experiência: O cenário é o Laboratório de Práticas Alternativas em Saúde/UFC e Centro Acadêmico.   Apoiando-se em disciplinas de Práticas Alternativas em Saúde e Cuidando do Cuidador, a vivência acontece entre 12h45min/13h45min. A adesão espontânea é critério de ingresso. A sistematização organiza, ordena, interpreta e aprende os processos vividos. A organização e análise são estruturadas nos conceitos de experiência- descrição das atividades por quem as viveu; sistematização-composição de forças que tratam de algo maior do que a soma de partes de coisas vividas em separado; e produção compartilhada- análise crítica e suporte na teorização da prática. Efeitos alcançados: participaram 1200 estudantes. As vivências: terapias físicas; hidroterapia; fitoterapia; nutrição; ondas, radiações e vibrações; terapias mentais e espirituais; exercícios individuais; artísticas. As terapias mentais e espirituais foram as de maior interesse; os participantes afirmam que são redutoras do estresse e servem de ferramenta do cuidado em situações de estudo; seguindo-se as terapias corporais e energéticas. Expressam que a soneca é facilitadora do processamento de novas informações e das operações mentais e da lembrança de algo que o tragam à memória. A reflexão que o sono tem um papel importante na memória e a sua privação afeta o processo de aprendizagem, com tendência à sonolência nas atividades acadêmicas, contribuindo para a diminuição do rendimento, irritabilidade, tensão e ansiedade Recomendações: espaço de mediação educativa, o cenário é relevante na formação e se concretiza por meio de elementos da vida acadêmica; cria uma relação experiencial e pedagógica. A teoria e prática como processos interdependentes incluem o papel das PICs na educação. O compartilhamento “menos enfadonhos e mais significativos”. A iniciativa impulsiona dimensões da educação e do trabalho, a delicadeza nos processos formadores para o SUS.