Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
VISITA DOMICILIAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM
Nathália Morais, Mariana Ferreira, Rennata Mariz, Thayza Botelho, Priscilla Stratmann, Mariana Paula Vasconcelos, Camilla Xavier, Luíse Tszesnioski

Resumo


Caracterização do problema: A visita domiciliar (VD) é um instrumento utilizado pelos profissionais de saúde para assistir a usuários no contexto familiar, e visa avaliar e conhecer a realidade de vida do indivíduo e sua família, bem como fornecer uma atenção integral as suas necessidades. Esta deve ser uma prática realizada pela Equipe de Saúde da Família, visto que favorece o vínculo dos profissionais com a unidade familiar proporcionando que ações de cuidados sejam mais efetivas e condizentes com a realidade. Através dessa estratégia é possível realizar ações, sejam elas assistenciais ou educativas, permitindo adentrar no ambiente familiar considerando a singularidade de cada família e dos indivíduos que a compõem.  Descrição da Experiência: A partir deste conceito, alunos da Graduação de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE) planejaram e executaram um projeto na comunidade Alto do Maracanã localizada na cidade de Recife (PE). O mesmo consistiu na realização de um estudo de caso a cerca da dinâmica familiar com o intuito de compreender os fatores que influenciam no processo saúde-doença da família. Durante as visitas que aconteceram entre agosto e novembro de 2013 foi utilizado o questionário proposto pelo Modelo Calgary de Avaliação familiar a partir do qual foi possível identificar o contexto social onde a família está inserida bem como os vínculos sanguíneos e afetivos entre seus membros e as redes sociais de apoio, possibilitando a construção de genograma e ecomapa para melhor análise e compreensão da família em estudo.  Efeitos Alcançados: Atendendo a proposta do SUS de um atendimento equânime e integral ao indivíduo a visita domiciliar permite a criação de vínculos entre a família e o profissional de saúde de forma que a percepção de pequenos detalhes a cerca do sentimento do individuo sejam tão relevante quanto à sintomatologia ou histórico da doença, fazendo com que a assistência se torne mais humanizada.  Recomendações: Apesar de ser uma técnica que exige dos profissionais maior tempo e locomoção, a visita domiciliar é de extrema importância para a sistematização da assistência na Atenção Básica a Saúde. Pois ela permite realizar coletas sobre o ambiente social e conhecimentos relacionados à prática do auto cuidado, complementando as ações de Vigilância em Saúde, por disponibilizar dados reais de como planejar o cuidado em cada unidade familiar.

Palavras-chave


Visita Domiciliar;Atenção Primária á Saúde;Relações Profissional-Família

Referências


TAKAHASHI, Renata F.; OLIVEIRA, Maria Amélia C. A Visita Domiciliária no Contexto da Saúde da Família. Disponível em <http://ids-saude.uol.com.br/psf/enfermagem/tema1/texto8_1.asp>. Acesso em 13 jun. 2013.

Savassi LCM, Dias MF. Visita domiciliar: Grupos de estudo em saúde da família. Disponivel em: <http://www.smmfc.org.br/gesf/gesfvd.htm>. Acesso em: 02 abr. 2008.