Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Jarbas Carneiro Mota, Daisy Santos de Almeida, Maria Constantina Caputo

Resumo


A Extensão Universitária é um importante instrumento para a realização de atividades acadêmicas que visam à produção e socialização de conhecimentos e que propiciem um pensamento crítico e reflexivo. De acordo com a Política Nacional de Extensão Universitária a Extensão é uma atividade interdisciplinar, educativa, cultural, científica e política que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade (FORPROEX, 2012) Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a extensão universitária é um eixo de atuação que articula as funções de ensino e pesquisa, amplia e viabiliza a relação entre a Universidade e a sociedade, nessa perspectiva o objetivo desse estudo foi identificar e analisar as concepções que os alunos das distintas graduações da UFBA possuem sobre essa atividade. O presente estudo utilizou uma metodologia quanti-qualitativa, tendo como instrumentos questionários semiestruturados, aplicados com um grupo 130 alunos dos cursos de graduação da UFBA e que tenham realizado Atividade Curricular em Comunidade (ACC - uma modalidade de extensão universitária da referida instituição) nos anos de 2010, 2011 e 2012. Os resultados encontrados indicam que a maioria dos alunos, 30% deles, definem a extensão como uma atividade que permite a ampliação do conhecimento; 27,7% têm a extensão como meio de realização de prática fora do campus universitário; 13% definem essa atividade como forma de articulação entre a universidade e a sociedade; 9,2% apontam a extensão como meio que a universidade tem de cumprir sua missão social; 7,7% se referem a extensão como parte do tripé universitário, indissociável do ensino e da pesquisa; 4,6% definem essa atividade como promotora da interdisciplinaridade; apenas 2,3% apontam a extensão como meio de interação dialógica; 1,5% dos participantes definem a extensão como forma de transmitir o conhecimento adquirido e 4% dos participantes não responderam.Dessa forma podemos perceber a diversidade de concepções, apresentadas pelos discentes da UFBA, sobre a Extensão Universitária, onde, grande parte confluem para o eixo principal que rege a extensão na UFBA e na Política Nacional de Extensão. Compreender bem o que é uma atividade extensionista pode ampliar o espaço destas nas práticas acadêmicas para a construção e socialização do conhecimento.

Palavras-chave


Extensão Universitária; Concepções, Discentes

Referências


BRASIL. Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores das Universidades Públicas Brasileiras. Manaus, 2012

SANTOS, Marcos Pereira dos. Contributos da Extensão Universitária brasileira à formação acadêmica docente e discente no século XXI: um debate necessário. Revista Conexão UEPG, v. 6, n. 1, 2010. Disponível em:< http://www.eventos.uepg.br/ojs2/index.php/conexao/article/view/3731> Acesso em: 20 ago. 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Estatuto & Regimento Geral. Salvador: UFBA; 2010.