Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONHECENDO O PERFIL DO ALEITAMENTO MATERNO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE ALFENAS/MG PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE
Maysa Sales Santos, Isabela Siqueira Carvalho, Mateus Ferraroni, Júlia Cavalhieri Muciacito, Iohane Carrero Amaral, Josilene Gomes Santos, Tizziane Sant'Ana Parisi, Fernanda Pereira Santos, Denismar Alves Nogueira, Simonton Andrade Silveira

Resumo


O leite materno é completo, pois contém todas as substâncias de que o bebê necessita nos seis primeiros meses de vida. Tem sido amplamente demonstrado que a amamentação desempenha um importante papel no crescimento e desenvolvimento da criança, principalmente no sistema imunológico. O desmame antes dos 6 meses de idade e a introdução do leite de vaca precoce podem ocasionar o surgimento de transtornos na saúde da criança, tais como diabetes melitus tipo 1, obesidade, asma e alergia. Para avaliar a atual situação do aleitamento materno do município de Alfenas/MG, o presente estudo teve o objetivo de avaliar o perfil do aleitamento materno, a introdução do leite de vaca e outros alimentos na Estratégia Saúde da Família (ESF). Foi feito um levantamento de todas as crianças menores de dois anos das 13 ESF da zona urbana. Foi delimitada estatisticamente a amostra de cada ESF para participação na pesquisa. Através de visitas domiciliares, foi aplicado um questionário para caracterizar o perfil da mãe, o tempo de aleitamento materno, a introdução do leite de vaca e de outros alimentos na alimentação do bebê. Ao final da visita, foi entregue a todas as mães um impresso de incentivo ao aleitamento e com orientações sobre a introdução correta dos alimentos. O estudo, ainda em andamento, avaliou 6 ESF, totalizando 88 lactentes. A maioria das mães tem entre 25 e 29 anos, ensino médio completo e não possui vínculo de emprego. A renda mensal familiar variou entre 1 e 2 salários mínimos. A duração mediana do aleitamento materno exclusivo foi de 120 dias e de aleitamento materno foi de 180 dias. O primeiro alimento introduzido com maior frequência foi o leite de vaca, principalmente fórmulas infantis. Os resultados demonstram que o tempo de aleitamento materno total e exclusivo foi menor que o proposto pela Organização Mundial de Saúde. Apesar de ser a melhor opção como fonte alimentar para o lactente, a industrialização, a urbanização, o trabalho externo da mulher, a redução da importância social da maternidade e a descoberta de fórmulas de leite em pó favoreceram a diminuição do tempo de aleitamento materno e o consequente desmame precoce. É imprescindível conhecer as características locais a fim de avaliar os fatores de risco para o desmame precoce e contribuir para o planejamento em saúde na formulação de ações educativas e de suporte que favoreçam o aumento da prática da amamentação.

Palavras-chave


Aleitamento materno; Introdução dos alimentos; Desmame precoce.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Organização Panamericana da Saúde (OPAS). Dez passos para uma alimentação saudável para crianças menores de dois anos. Brasília-DF, 2002.

BUENO, M. B. e cols. Duração da amamentação após a introdução de outro leite. Rev. Bras. Epidemiologia, v. 5, n. 2, p. 145-52, 2002.

NOGUEIRA, C. M. R. Conhecimento sobre aleitamento materno de parturientes e prática de aleitamento cruzado na Unidade Hospitalar e Maternidade Venâncio Raimundo de Sousa – Horizonte/CE. 2009. 58 p. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Rio de Janeiro, 2009.

VINAGRE, R. D; DINIZ, E. M. A; VAZ, F. A. C. Leite humano: um pouco de sua história. Pediatria (São Paulo), v. 23, n. 4, p. 340-5, 2001.