Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
OFICINA DE QUALIFICACÃO EM HANSENÍASE PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM: UMA PROPOSTA DE TRABALHO DO PRÓPET-SAÚDE
Ana Carolina Melo Queiroz, Aline Ávila Vasconcelos, Marcos Aguiar Ribeiro, Janaína de Pádua Carneiro Vasconcelos, Juliana Solon Furtado, Izabelle Mont’alverne Napoleão Albuquerque, Maria Aparecida Vilela Freitas Araújo, Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas

Resumo


Caracterização do problema: A hanseníase constitui-se como problema de saúde pública, caracterizando-se por uma evolução lenta, alta infectividade e baixa patogenicidade, manifestando-se, principalmente, através de sinais e sintomas dermatoneurológicos. Neste contexto e reconhecendo a responsabilidade do PRÓPET-SAÚDE em compartilhar as experiências vivenciadas com os demais estudantes, realizou-se uma oficina de Diagnóstico e Avaliação Dermato-Neurológica para Hanseníase. Descrição da experiência: Realizou-se uma oficina de Diagnóstico e Avaliação Dermato-Neurológica para Hanseníase em novembro de 2013, para os 27 discentes devidamente matriculados no 5º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral - CE. A mesma foi realizada por monitores e preceptores do PRÓPET-SAÚDE após a identificação desta temática como fragilidade na formação. A oficina aconteceu em dois momentos. De início, após a acolhida e apresentação da equipe, foram discutidos os conhecimentos básicos que cada estudante tem a cerca da doença, conceitos de prevenção, reabilitação e os componentes da avaliação neurológica. Também foi feita a exibição de materiais que abordavam a situação epidemiológica da hanseníase no município de Sobral- CE. No segundo momento, houve a realização de um momento prático de como realizar o exame dermato-neurológico e como preencher a ficha de notificação. Efeitos alcançados: Pôde-se observar que os estudantes possuíam conhecimentos prévios sobre os assuntos, porém rasos se comparado às complexidades vivenciadas no âmbito da Estratégia Saúde da Família. O coletivo não conhecia os materiais usados na prática da avaliação dermato-neurológica e mostraram-se interessados e empolgados em simular a sua realização. Essa oficina permitiu a ampliação do conhecimento sobre Hanseníase, que se configura como um problema de saúde pública, em destaque à Sobral que apresenta altos indicadores. Dessa forma, a oficina facilitou o processo de qualificação/formação de futuros profissionais capacitados e comprometidos com a situação local e capazes de enfrentar situações complexas do cotidiano. Recomendações: Neste interim, observa-se a necessidade de compartilhamento de conhecimentos adquiridos durante o percurso do PRÓ/PET-Saúde. Recomenda-se então, uma constante avaliação da grade curricular do curso de Enfermagem com intuito de identificar lacunas e melhorar a formação acadêmica, de forma a promover uma formação coerente com as realidades do SUS.

Palavras-chave


Hanseníase; Educação; Enfermagem.

Referências


Portaria n. 3125, de 7 de outubro de 2010 (BR). Aprova as diretrizes para vigilância, atenção e controle da hanseníase. 2010. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/formularios_portaria_n3125_hanseniase.pdf>.