Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CIRCUITOS DE SAÚDE: UMA FERRAMENTA DE ATENÇÃO Á SAÚDE DE ESTUDANTES NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ-CE
Lidia Andrade Lourinho, Cristina Maria Santana Soares, Ana Maria Fontenelle Catrib, Riksberg Leite Cabral, Aldisiane Sousa Costa, Manuela Mendonça Figueiredo Coelho

Resumo


O presente relato visa apresentar a experiência de realização do Circuito “Saúde na Escola” como estratégia para viabilizar o cumprimento da Portaria Interministerial nº 1910/2011, no que se refere à Avaliação Clínica e Psicossocial em estudantes das Escolas públicas vinculadas ao Programa Saúde na Escola, em Maracanaú-Ceará. A partir da assinatura do Termo de Compromisso Municipal pactuando e formalizando responsabilidades e metas inerentes à execução das ações do Programa, fez-se necessário a conjugação de esforços na articulação intersetorial entre as redes de saúde e educação para otimizar as ações de promoção e atenção à saúde dos escolares, já que o referido Termo vincula a transferência de recurso financeiro do Programa ao alcance destas metas. Utilizando como referenciais as diretrizes estabelecidas pelos Ministérios da Saúde e da Educação, a operacionalização do Circuito “Saúde na Escola” só veio a corroborar para tornar mais efetiva a intersetorialidade do PSE no município.

Palavras-chave


Integralidade; Intersetorialidade; Saúde; Educação

Referências


BOSSA, N.A. A Psicopedagogia no Brasil. Contribuições a partir da prática. Rio de Janeiro: Wak editora; 2011

BRASIL. Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Passo a Passo PSE Programa Saúde na Escola. Brasília, DF:  Ministério da Saúde; 2011.

______. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica. Saúde na Escola. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2009.

FILHO, J.A. O que é treino em circuito? [Citado 2011 abr.04] Disponível em http://saude.ig.com.br/bemestar/pergunteaopersonal/o+que+e+treino+em+circuito/a1237864666697.html (Acessado em 11.10.2012).

MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO. Portaria n. 1.910, de 08 de agosto de 2011. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 ago. 2011.