Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROCESSO DE ARTICULAÇÃO DO PET-SAÚDE COMO O PRÓ-SAÚDE A PARTIR DE UMA INTERVENÇÃO NO MÓDULO TRANSVERSAL DE ATENÇÃO BÁSICA DO CURSO DE ENFERMAGEM
Marcos Aguiar Ribeiro, Janaína de Pádua Carneiro Vasconcelos, Maria Aparecida Vilela Freitas Araújo, Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque, Ana Carolina Melo Queiroz, Aline Ávila Vasconcelos, Juliana Solon Furtado, Maristela Inês Osawa Vasconcelos

Resumo


Caracterização do problema: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) nasce da Portaria Interministerial MS/MEC nº. 1.802/2008 e têm objetivo de promover uma integração entre o ensino e o serviço, de forma a fomentar grupos de aprendizagem tutorial. Em edital público, busca-se articular o PET-SAÚDE ao PRÓ-SAÚDE (Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde), formando assim o que em alguns espaços denomina-se PRÓPET-Saúde. Nessa perspectiva, busca-se intervir na grade curricular a partir da identificação de lacunas e fragilidades na formação. Descrição da experiência A partir de uma roda de conversa com monitores de enfermagem de um dos grupos tutoriais de PRÓPET da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Sobral – CE) sobre os aprendizados propiciados pelo Programa e sua contribuição para a formação, relatou-se como uma das fragilidades na graduação: momentos práticos sobre Hanseníase, Diagnóstico e Avaliação Dermato-Neurológica. Nessa perspectiva, buscou-se identificar dentro da grade curricular os módulos que contemplassem a temática Hanseníase. A partir desta pesquisa, verificou-se que este assunto faz parte da ementa do módulo transversal de Atenção Básica a Saúde ofertado aos alunos do quinto período do curso de enfermagem. Com isso, buscou-se a articulação com o docente coordenador do módulo, de forma a compartilhar com o mesmo a fragilidade identificada, propondo assim uma intervenção. Esta é coerente com a realidade de Sobral, que apresenta altos indicadores no que concerne a Hanseníase. Essa articulação ocorreu de set. à nov. de 2013. Efeitos alcançados O processo de articulação possibilitou a aproximação de alguns professores que não fazem parte dos grupos tutoriais PET-SAÚDE às atividades do mesmo. Além disso, os monitores e preceptores do PET tiveram um espaço de integração ao módulo a partir de uma oficina sobre Hanseníase, Diagnóstico e Avaliação Dermato-Neurológica aos alunos matriculados no quinto semestre do referido curso. Recomendações Observa-se a necessidade de articular o PRÓ-SAÚDE ao PET-SAÚDE, de forma a significar a formação, propiciar momentos de reflexão, análise e crítica da grade curricular. Possibilitando assim, que o estudante seja um agente ativo no seu processo de formação e dos demais estudantes que não fazem parte do PET, promovendo assim, uma formação coerente com as realidades do SUS sejam elas vivenciadas pelo PET, extensão, estágios ou outras vivências nos serviços de saúde e na comunidade.

Palavras-chave


PET-SAÚDE; PRÓ-SAÚDE; Enfermagem

Referências


BRASIL. Ministérios da Educação e da Saúde. Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET – Saúde. Diário Oficial da União 2008; 27 ago.

 

BRASIL. Ministérios da Educação e da Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde–Pró-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Brasília, 2007.