Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS EM TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS
Leticia Alexandre Lima, Jéssica Freire Rangel, Caroline Batista Melo, Nayanne Karén Pinheiro do Nascimento, Jéssica Naiane Gama da Silva, Clara Lina da Silva Cardoso, Raquel Rodrigues da Costa, Maria Euridéia de Castro

Resumo


O transplante é um tratamento que consiste na substituição de um órgão ou de um tecido doente de uma pessoa (chamada de receptor) por outro sadio, de um doador vivo ou falecido. A doação de órgãos para transplante está diretamente relacionada aos valores morais, éticos e religiosos das pessoas, pois faz com que os indivíduos pensem na noção de finitude e na relação com o corpo, após a morte. Assim, o presente estudo teve por objetivo realizar levantamento das produções científicas acerca dos aspectos éticos e legais em transplante de órgãos e descrever os aspectos éticos e legais envolvidos no transplante de órgãos. Trata-se de uma pesquisa descritiva da literatura, realizada por meio da seleção de artigos disponibilizados nas bases de dados SCIELO e LILACS. Os critérios de inclusão foram artigos na íntegra, online e em português, publicados nos últimos vinte anos. Foram excluídos artigos, que após a leitura de seus títulos e resumos não correspondiam à temática em estudo. A coleta foi realizada no mês de junho de 2013, tendo como amostra final nove artigos. O transplante de órgãos é um método cirúrgico terapêutico que é utilizado em ultima instancia, pois põe em risco aquele que receberá a doação, como aquele que doa. Este processo que aparenta ser um grande provedor de segundas chances é rodeado por entraves e dualidades. Os profissionais que possuem essa área de atuação devem ser extremamente sensíveis e persuasivos, pois “No processo de doação de órgãos, é muito difícil respeitar o luto da família, pois mesmo diante da dor da perda, a família é consultada a decidir se quer fazer a doação dos órgãos de seu ente querido ou não.” (LIMA; SILVA; PEREIRA; 2009, p. 4). Então, os profissionais junto aos familiares devem manter uma relação de sincera troca de informações, de forma a impactar positivamente sobre a difícil decisão que estes parentes têm a fazer, afinal é papel da equipe coletora de órgãos sanar as dúvidas e mostrar para os familiares a grandeza que tem o ato de doar órgãos e possivelmente salvar outras vidas. É notável a importância da bioética no entorno dos transplantes de órgãos, pois como foram mostradas no decorrer do artigo, diversas situações podem comprometer toda a ética profissional durante o processo, onde a comercialização de órgãos deve seriamente combatida, a família deve ser sempre respeitada e os profissionais devem se portar idoneamente para que contravenções não ocorram.

Palavras-chave


Ética; Bioética; Transplantes de Órgãos

Referências


LIMA, A.A.F, SILVA, M.J.P, PEREIRA, L.L. Sofrimento e contradição: o significado da morte e do morrer para enfermeiros que trabalham no processo de doação de órgãos para transplante. Enfermería Global, n.15, p.1-17, fevereiro, 2009.