Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
COMPREENSÃO DE ACS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE INFANTIL: INCORPORAÇÃO DE MÉTODOS QUALITATIVOS NA AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS
Ariadne Barbosa do Nascimento Einloft, Raquel Maria Amaral Araújo, Neila Augusta Alves da Silva

Resumo


Introdução: A constituição do campo de avaliação de serviços e programas caracterizou-se pelo uso de pressupostos típicos do rigor positivista, cuja influência se mostra ainda presente ao privilegiarem dados quantitativos (LOBO, 1998, apud UCHIMURA e BOSI, 2002). Entretanto, atualmente, já se reconhece a importância da subjetividade inerente a qualquer avaliação, mesmo de um serviço ou programa em especial (DESLANDES, 1997). Para diversos autores (PINTO, 1986; ACURCIO et al., 1991; UCHIMURA e BOSI, 2002), não há uma pergunta-chave ou um caminho metodológico padrão por trás de toda a avaliação de programas sociais, pois não existe uma verdade única na esfera dos fenômenos sociais. Dependendo do postulado teórico assumido, encaminhar-se-á em uma ou outra direção e se selecionarão algumas dimensões para análise, em detrimento de outras. O que tornará científica uma avaliação não é a descoberta de uma única verdade, e sim, o esforço para verificar observações e validar o seu significado ou seus diferentes significados. A rede de Atenção Primária em Saúde, após ampla expansão dos últimos anos, apresenta como um dos principais desafios a sua qualificação (FACCHINI et al., 2008). Neste contexto, as percepções dos atores sociais pode ser de extrema relevância, uma vez que sua experiência inerentes à vivência junto aos programas podem auxiliar na identificação dos entraves ao bom funcionamento de políticas públicas. Objetivos: Avaliar o conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde de Equipes de Saúde da Família – ESF, sobre a Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável – ENPACS, bem como entender de que forma as ações de alimentação e nutrição infantil são desenvolvidas e avaliadas por estes profissionais. Método: O estudo, uma investigação avaliativa com abordagem qualitativa, foi realizado no município de Viçosa, MG. Foram convidados a participar do estudo um representante dos ACS de cada unidade de ESF, totalizando 7 participantes. A coleta de dados se deu por meio da realização de um grupo focal. Resultados: Foram encontradas três categorias empíricas: organização e gestão das ações de saúde infantil, concepção sobre a ESF, organização e gestão do trabalho na ESF. Após 4 anos da implantação da ENPACS no município, os participantes desconhecem totalmente esta estratégia; o sucateamento dos serviços públicos; a desvalorização profissional e a influência do modelo biomédico determinam a insuficiência das ações de saúde  local. Conclusão: A avaliação evidencia a interdependência entre o investimento dos gestores de saúde do município, a transformação das práticas cotidianas e a motivação dos ACS, o que influencia diretamente a qualificação do trabalho da ESF no que tange à saúde infantil, ainda muito aquém das demandas da população.

Palavras-chave


Avaliação de programas; saúde infantil; Atenção Primária em Saúde

Referências


ACURCIO FA, CHERCHIGLIA ML, SANTOS MA. Avaliação de qualidade de serviços de saúde. Saúde em Debate, 33:50-53 1991.

DESLANDES SF. Concepções em pesquisa social: Articulações com o campo da avaliação em serviços de saúde. Cadernos de Saúde Pública, 13:103-107, 1997.

FACCHINI LA et al. Avaliação de efetividade da Atenção Básica à Saúde em municípios das regiões Sul e Nordeste do Brasil: contribuições metodológicas. Cad. Saúde Pública, (24 Sup 1): S159-72, 2008.

LOBO T. Avaliação de processos e impactos em programas sociais: Algumas questões para reflexão. In: RICO EM (org). Avaliação de Políticas Sociais. Ed Cortez, p75-84. São Paulo, 1998.

UCHIMURA KY, BOSI MLM. Qualidade e subjetividade na avaliação de programas e serviços em saúde. Cad. Saúde Pública,  Rio de Janeiro,  v. 18, n. 6, p. 1561-1569, 2002.