Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A governança em rede: os desafios da gestão de profissionais da saúde na perspectiva da formação por competência
Ricardo Alan Kardec Loiola

Resumo


A perspectiva da governança vem sendo tratada na administração pública como um dos principais componentes de estratégia e otimização de recursos, tanto sociais como tecnológicos. É de saber, que o modelo tradicional e hierárquico de governo simplesmente não atende as demandas desses tempos complexos e em rápida transformação. As escolas e redes de formação para os profissoinais da saúde passam, no Brasi, por um grande desafio, construir métodos capazes de conduzir em rede uma formação contínua e objetiva que atenda os anseios da sociedade do ponto de vista da qualidade dos serviços, assim como, dos profissoinais do ponto de vista profissional e acadêmico, aliás, o termo acadêmico aparece abalado no contexto da profissionalização da saúde. O objetivo desse trabalho, é apresentar de forma sucinta, o cenário dos desafios da gestão de profissionais da saúde na perspectiva da formação por competência no âmbito do ensino-aprendizagem. A metodologia adotada consiste de uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter exploratório e o tratamento dos dados buscará apresentar uma percepção qualitativa quanto a pesquisa pura. Os resultados ainda serão mensurados uma vez que essa temática requer um aprimoramento nas relações institucionais entre os profissionais da saúde e as escolas de formação por competência. Conclui-se contudo, mesmo que de forma empírica, sabendo-se que as redes podem ser apoiadas por outros órgãos governamentais, que o equilíbrio da formação por competência e apropriação do conhecimento por parte desses profissionais dependem necessariamente de um consolidado de ideias e não somente uma fantasia na esfera do saber. O resultado aponta uma série referências que demonstram um certo enfraquecimento na forma a qual é conduzida a formação profissional na saúde e os anseios desses profissionais em ocupar espaços comerciais e não simplemente acadêmicos ou de pesquisa e extensão.

Palavras-chave


governança; educação permanente; gestão; formação por competência

Referências


ABDALLA JÚNIOR, Humberto. et al. Fundamentos de sistemas de comunicações. Brasília: Faculdade de Tecnologia/Unb , 2009.

ANDRADE,A.; ROSSETTI,J.P. Governança corporativa: Fundamentos, desenvolvimento e tendências. São Paulo: Atlas, 2004. 189 p.

ARAKAKI, Cristiane. A construção do e-gov no Brasil: configurações político- informacionais. 2008. (Dissertação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

Código Brasileiro das Melhores Práticas de Governança Corporativa. IBGC – Instituto Brasileirto de Governança Corporativa. São Paulo: IBGC, 2001. Disponível em:< http://www.ibgc.org.br>. Acesso em: 04/07/2007.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Conceitos fundamentais em excelência em gestão. Brasil: FNQ, 2007.

HIPÓLITO, J. A. M. A gestão da administração salarial em ambientes competitivos: análise de uma metodologia para construção de sistemas de remuneração por competências. São Paulo, 2000. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo.

RHINOW, G. Dinâmica de aprendizagem voltada para a competitividade: estudo de caso em uma empresa transnacional de bens de consumo. São Paulo, 1998. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo.

RODRIGUES, S. B. From factories to shops: deconstruction of scientific knowlegde without a client. In: Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2000.