Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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COMISSÕES PERMANENTES DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: INSTÂNCIA DELIBERATIVA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Fiama Kécia Silveira Teófilo, Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Andréa Albuquerque Costa

Resumo


Caracterização do problema: Para seguir a linha da regionalização apresentada pelo Pacto pela Saúde foram definidas as Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES) como instâncias intersetoriais e interinstitucionais permanentes que participassem da formulação, condução e desenvolvimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) (BRASIL, 2007). O objetivo desta Política objetiva a transformação da realidade das práticas de saúde a partir de ações que gerem aprendizagem significativa, que visem atender as necessidades de saúde da população e os anseios e dúvidas das vivências diárias dos profissionais. Descrição da experiência: Descreve-se a experiência de acadêmicas de enfermagem na participação de reuniões das CIES das Macrorregionais de Saúde do Ceará, no período de agosto á outubro de 2013. Nas reuniões estavam presentes representantes de todos os segmentos do Quadrilátero da Formação para que coletivamente pudessem definir sobre adequações das pactuações antigas às realidades atuais, a fim de se reestabelecer as prioridades de aprendizagem. Essa reflexão parte da ideia de que estes representantes estão diretamente envolvidos no trabalho e podem depreender as reais necessidades dos serviços em que estão inseridos. Vale ressaltar que embora seja um espaço de decisão, pode-se perceber que as CIES encontram alguns entraves para sua atuação, como por exemplo, a demora no repasse financeiro para realização das ações pactuadas e a dificuldade em descentralizar os locais de realização das ações. No entanto, cabe incluir que um ponto facilitador para a operacionalização de implementação dessas ações de Educação Permanente em Saúde são as Instituições Formadoras. Assim, percebe-se que embora haja um avanço evidente na implantação da PNEPS, ainda precisam-se rever alguns pontos para que ocorra sua real implantação. Efeitos alcançados: Observa-se que os membros das CIES possuem uma real implicação para a condução da PNEPS, no entanto, eles encontram algumas dificuldades que precisam ser superadas. Recomendações: Acredita-se que é necessário o conhecimento das potencialidades e limitações da atuação das CIES, uma vez que as mesmas estão diretamente envolvidas no processo de condução da Educação Permanente em Saúde no Estado do Ceará.

Referências


Brasil, Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 1996, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde; 2007.