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SAÚDE E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL
Resumo
Caracterização do problema: O programa de extensão Trilhas Potiguares interliga e interage a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a comunidade de pequenos municípios deste estado. Seu objetivo está em consonância com o trinômio ensino, serviço e comunidade ao propor formas de aplicar o conhecimento adquirido na universidade como retorno para os municípios, a partir de demandas previamente compactuadas. O aumento de casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) entre adolescentes e o pouco conhecimento destes em assuntos relacionados à sexualidade fizeram com que atividades relacionadas à educação sexual fizessem parte das demandas de um dos municípios. Descrição da experiência: Relato de uma vivência como discente do curso de graduação em Enfermagem da UFRN e integrante da equipe multidisciplinar deste projeto, com o intuito de apresentar as experiências e atividades desenvolvidas no município de Serra Caiada/RN, no período de 21 a 27 de julho de 2013. Realizou-se uma oficina em três momentos distintos, tendo como público alvo adolescentes de duas escolas do município. Abordaram-se questões relacionadas à adolescência, conhecimento do corpo, reprodução, métodos contraceptivos e principais sintomas, formas de transmissão e prevenção de DSTs, através de slides, vídeos, debates, dinâmicas interativas e distribuição de preservativos e panfletos informativos. Também foi realizado um concurso de desenho sobre a prevenção de DSTs, totalizando 52 participações, independente da presença nas oficinas, com premiações para os primeiros colocados. Efeitos alcançados: Observou-se que o tema não é debatido no âmbito escolar devido ao desconforto dos alunos frente aos professores, que confirmaram a importância de alguém de outra cidade discutir sobre o assunto. Apesar do receio, os adolescentes demonstraram interesse em adquirir conhecimento e ampliar os já existentes, que através dos questionamentos, observou-se que eram falhos. Ao final das oficinas, notou-se a evolução destes sobre o tema, o que ficou evidenciado ao observar que os desenhos dos participantes das atividades continham informações mais corretas que as dos alunos que não estavam presentes. Recomendações: Pelas peculiaridades da idade, os adolescentes absorvem melhor as informações quando transmitidas de forma clara, transparente e de modo familiar, sendo a realização de atividades educativas lúdicas uma forma de transmiti-las na busca da diminuição dos índices dessas doenças no país.
Palavras-chave
Enfermagem; Educação Sexual; Educação em Saúde