Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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SAÚDE E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL
Lays Pinheiro de Medeiros, Liliane Ecco, Isabelle Katherinne Fernandes Costa, Marcia Cavalcante Vinhas Lucas, Marjorie Dantas Medeiros Melo, Gilson de Vasconcelos Torres

Resumo


Caracterização do problema: O programa de extensão Trilhas Potiguares interliga e interage a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a comunidade de pequenos municípios deste estado. Seu objetivo está em consonância com o trinômio ensino, serviço e comunidade ao propor formas de aplicar o conhecimento adquirido na universidade como retorno para os municípios, a partir de demandas previamente compactuadas. O aumento de casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) entre adolescentes e o pouco conhecimento destes em assuntos relacionados à sexualidade fizeram com que atividades relacionadas à educação sexual fizessem parte das demandas de um dos municípios. Descrição da experiência: Relato de uma vivência como discente do curso de graduação em Enfermagem da UFRN e integrante da equipe multidisciplinar deste projeto, com o intuito de apresentar as experiências e atividades desenvolvidas no município de Serra Caiada/RN, no período de 21 a 27 de julho de 2013. Realizou-se uma oficina em três momentos distintos, tendo como público alvo adolescentes de duas escolas do município. Abordaram-se questões relacionadas à adolescência, conhecimento do corpo, reprodução, métodos contraceptivos e principais sintomas, formas de transmissão e prevenção de DSTs, através de slides, vídeos, debates, dinâmicas interativas e distribuição de preservativos e panfletos informativos. Também foi realizado um concurso de desenho sobre a prevenção de DSTs, totalizando 52 participações, independente da presença nas oficinas, com premiações para os primeiros colocados. Efeitos alcançados: Observou-se que o tema não é debatido no âmbito escolar devido ao desconforto dos alunos frente aos professores, que confirmaram a importância de alguém de outra cidade discutir sobre o assunto. Apesar do receio, os adolescentes demonstraram interesse em adquirir conhecimento e ampliar os já existentes, que através dos questionamentos, observou-se que eram falhos. Ao final das oficinas, notou-se a evolução destes sobre o tema, o que ficou evidenciado ao observar que os desenhos dos participantes das atividades continham informações mais corretas que as dos alunos que não estavam presentes. Recomendações: Pelas peculiaridades da idade, os adolescentes absorvem melhor as informações quando transmitidas de forma clara, transparente e de modo familiar, sendo a realização de atividades educativas lúdicas uma forma de transmiti-las na busca da diminuição dos índices dessas doenças no país.

Palavras-chave


Enfermagem; Educação Sexual; Educação em Saúde