Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA – PROENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO HOSPITAL INFANTIL ALBERT SABIN
Alessjose Santos Berto, Lúcia Conde de Oliveira, Benedita Maria de Mesquita

Resumo


O PROENSINO destina-se a complementar o processo formativo do bolsista e promover o seu desenvolvimento profissional através de um estágio remunerado. Os bolsistas atuam junto às Coordenadorias, Núcleos, Unidades Hospitalares e Ambulatoriais da rede da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), desenvolvendo atividades inerentes à sua formação acadêmica. A experiência ora relatada aconteceu no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), localizado em Fortaleza/CE, que é de atenção terciária em pediatria, sua atuação contempla emergência clínica e cirúrgica, procedimentos de alta complexidade em oncologia, neurocirurgia, cirurgia cardíaca e crânio-facial, além de Unidades de Terapia Intensiva e Unidades Neonatais de médio e alto risco. Este trabalho é um relato de experiência de uma aluna do curso de graduação de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará, bolsista do PROENSINO, desde março de 2013, estando lotada no HIAS. Durante os sete meses de estágio, as atividades foram desenvolvidas nos setores: Emergência, Centro Pediátrico do Câncer, Internamento, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Núcleo de Orientação e Estimulação ao Lactente, Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado, Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, Ouvidoria e Programa de Assistência Domiciliar, onde se observou a atuação profissional do (a) Assistente Social na rede terciária da saúde. A experiência ocorreu por meio de um processo de inserção na instituição, com observação, entrevistas, reuniões com profissionais e usuários, visitas domiciliares. Também foi realizada pesquisa bibliográfica para o aprofundamento dos conhecimentos sobre o SUS e elaboração de um projeto de pesquisa a ser desenvolvido no HIAS. Os bolsistas do PROENSINO são estudantes de vários cursos, a exemplo de Serviço Social, Psicologia, Medicina, Enfermagem, Nutrição e outros. Através desse estágio se pôde perceber que as demandas que chegam ao profissional de Serviço Social são as mais variadas possíveis e o trabalho na rede terciária exige do profissional agilidade e controle emocional (especialmente no setor de Emergência, CPC e por ocasião de óbito), conhecimento da rede sócio-assistencial, de políticas públicas, direitos dos usuários e legislações, para dar as devidas orientações, além de saber trabalhar em equipe e ser comunicativo. O bolsista tem a oportunidade de interagir com os usuários do SUS, assimilando as potencialidades e desafios do sistema, favorecendo sua formação profissional.

Palavras-chave


Hospital Terciário; Serviço Social; Estágio.

Referências


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