Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO PERMANENTE AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: CURSO PREPARATÓRIO PARA A ATUAÇÃO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Paula Moutinho, Vanessa Paciello, Andrea Santana, Fatima Caetano, Maria Inez Vieira Machado Prates

Resumo


A Estratégia saúde da Família (ESF) surge como forma prioritária para reorganização da Atenção Básica no Brasil, necessitando de diretrizes que apoiem as diferentes atividades a elas relacionadas. A ação na Atenção Básica, principal porta de entrada do sistema de saúde, inicia-se com o ato de acolher, escutar e oferecer resposta resolutiva para a maioria dos problemas de saúde da população, reduzindo danos e sofrimentos e responsabilizando-se pela efetividade do cuidado, ainda que este seja ofertado em outros pontos de atenção da rede, garantindo sua integralidade (BRASIL, 2011). Para isso, é necessário que o trabalho seja realizado em equipe, considerado um dos pilares para a mudança do atual modelo hegemônico em saúde. Diante desse contexto vivenciamos a seguinte experiência: após um processo seletivo para agentes comunitários de saúde realizou–se um curso introdutório preparatório para identificar o perfil dos candidatos classificados, e seleciona-los, a fim de atuarem na estratégia saúde da família. O objetivo dessa capacitação é oferecer instrumentos e conteúdo técnico cientifico para os candidatos selecionados atuarem na estratégia saúde da família do município de Taquaritinga. A partir disso foram convocados, através da imprensa, 58 candidatos classificados para realizarem a inscrição para o curso. A capacitação totalizou 40 h/aula, durante dez dias. Os encontros, seguiram uma metodologia diferenciada com aulas reflexivas, dinâmicas, dramatização estudo de caso, trabalhos individuais e em grupo abordando temas como: família, contextualização histórica das políticas de saúde, SUS ( diretrizes, princípios); organização da rede de atuação básica, gestão e financiamento do SUS, PSF, humanização; acolhimento; trabalho em equipe, atribuições dos profissionais na equipe; Esus,modelo fichas, instrumento trabalho do ACS, comunidade, território, micro-area, mapeamento, elaboração plano simplificado, organização do trabalho, e após tantos conteúdos selecionados para instrumentalizar os candidatos aconteceu uma avaliação do trabalho.Durante o curso foram realizadas avaliações de acordo com alguns critérios, participação, atitude, iniciativa, assiduidade, comprometimento; e a partir desses trabalhos e observações for a fim de gerar uma classificação final. Foram observados que alguns alunos demonstravam insegurança em relação à atuação: como abordar um cliente durante a visita domiciliar? E através de estratégias como a dramatização obteve-se excelentes resultados. Existe a proposta de dar seguimento as capacitações de acordo com os problemas encontrados nas áreas adscritas, como capacitação sobre álcool e drogas, dsts/Aids e hepatites virais e outras. Percebeu-se que a Educação Permanente melhorou o desempenho em todos os níveis de atenção, contribuiu para o desenvolvimento de novas competências, como liderança, atitude, comprometimento, serviu para transformar culturas de acordo com novas tendências e ofereceu as ferramentas para os próprios profissionais seguirem e formarem uma política de saúde efetiva.

Referências


http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade05/unidade05.pdf