Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A ATUAÇÃO DO NASF NO MUNICÍPIO DE POMERODE/SC
Doraci Weber, Maira Beatriz Kamke Herzog, Mariane Bittencourt, Ligia Hoepfner, Marcos Claus Hoeft, Geliandro Fideles Ribeiro, Roberto Amorim Moreira, Nelson Lozza Quinto

Resumo


O Brasil iniciou mudanças significativas no seu modelo de saúde com a aprovação do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Constituição de 1988. Neste modelo, o sistema de saúde passa a ser regionalizado e organizado em três níveis de hierarquização: atenção primária, secundária e terciária. A constante necessidade de fortalecimento, melhoria da qualidade e da resolubilidade da Atenção Primária de Saúde (APS), fez com que o Ministério da Saúde criasse, pela Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008 (BRASIL, 2008), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), ampliando a abrangência e o escopo das ações da Atenção Primária, bem como os processos de territorialização e regionalização. Pela Portaria n° 2.488 de 21 de outubro de 2011 (BRASIL, 2011b), que revoga a nº 154/2008, foram incluídos outros profissionais para atuação no NASF 1 ou 2, que são, Médico Geriatra; Médico Internista (clinica médica), Médico do Trabalho, Médico Veterinário, profissional com formação em arte e educação (arte educador) e profissional de saúde sanitarista, ou seja, profissional graduado na área de saúde com pós-graduação em saúde pública ou coletiva ou graduado diretamente em uma dessas áreas (BRASIL, 2011b). Esses profissionais atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de Saúde da Família. Em Pomerode, o NASF foi credenciado em março de 2011 e a partir de abril deste mesmo ano vem atuando junto às oito Equipes de Estratégia de Saúde da Família do município. A sua equipe é composta por 1 nutricionista, 2 psicólogas, 1 médico ginecologista, 1 médico pediatra, um educador físico, uma farmacêutica e é coordenada por uma enfermeira. Algumas das ações da Equipe no município: Apoio Matricial em Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Nutrição, Saúde Mental, Educação Física; Farmácia e outros; Grupos de Apoio em Saúde Mental nas oito ESF´s; organização e realização de Atividades Educativas na Secretaria Municipal de Saúde; estruturação e divulgação do Calendário de Atendimento de Puericultura em Serviço Especializado e de Atenção Primária; criação de um Manual de Prevenção do Suicídio para capacitação dos profissionais da Atenção Primária; Programa de Prevenção ao Suicídio para a rede de Saúde do município (Projeto RE-VIVER); participação no Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NPES) do município. O NASF de Pomerode busca, através de suas atividades cotidianas e seus desafios constantes, atender às diretrizes do Ministério da Saúde e inverter uma lógica da clínica tradicional e individualizada para uma clínica ampliada, onde o sujeito é considerado na sua diversidade e no seu contexto, possibilitando, sobretudo, maior resolubilidade na atenção básica de saúde.

Palavras-chave


NASF; saúde, atenção primária

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. ABC do SUS: Doutrinas e Princípios. Brasília, 1990. Disponível em http://www.geosc.ufsc.br/babcsus.pdf. Acesso em julho 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Núcleo de Apoio a Saúde da Familia – NASF, 2011a. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/nasf.php. Acesso em junho 2011.

BRASIL. Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, 2008.

BRASIL. Portaria nº 2.488 de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), 2011b.

BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em julho 2011.