Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA DA UFS-CAMPUS LAGARTO-SE NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lucilio Vieira Carvalho, Neidimila Aparecida Silveira

Resumo


Caracterização do problema: O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) visa aumentar a capacidade das equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF), respondendo às necessidades da população abrangida pelo território delimitado para cada equipe. Dentro desse contexto, a atividade disciplinar de Práticas de Inserção da Fisioterapia na Comunidade (PIFISIO), visa à inserção dos alunos na Rede Municipal de Saúde, na busca de situações-problemas na AB para intervenções, utilizando-se a metodologia da Problematização baseada no Arco de Charles Maguerez. Descrição da experiência: Este trabalho descreve a inserção dos alunos do III Ciclo de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe (UFS-campus Lagarto) na Atenção Básica (AB) em parceria com o NASF do município de Lagarto-SE. Seguindo as etapas do Arco de Maguerez foram executadas três intervenções, a primeira foi a organização de um mural com as informações de atendimento em uma das Unidades Básica de Saúde (UBS) do município, a segunda foi a colocação de uma caixa de sugestões na recepção da UBS, e também um encontro para orientações aos diabéticos. Atualmente outras intervenções vêm sendo realizadas ou estão programadas: capacitações de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), grupo de planejamento familiar e grupo de diabéticos e hipertensos. Efeitos alcançados: Com a nova Portaria 256 de 11 de março de 2013, o NASF de Lagarto reduziu a quantidade de Equipes apoiadas, estando atualmente vinculados a nove equipes. Entretanto, mesmo com esta redução, ainda não houve uma efetiva pactuação de apoio as ESF. Por esta razão um dos objetivos da PIFISIO tem sido a colaboração na efetivação da aproximação do NASF com as equipes apoiadas. Para isto as atividades desenvolvidas pelo grupo de alunos ocorrem em parceria com as ESF e o apoio do NASF, no intuito de possibilitar a construção coletiva do conhecimento e a busca conjunta de possíveis soluções, e para que as ferramentas tecnológicas do NASF sejam realmente colocadas em prática. Recomendações: Esta experiência comprova a importância da inserção precoce dos alunos na AB, dando-lhes a oportunidade de vivenciar a construção do NASF em um município. Os fazem perceber a importância do trabalho multiprofissional e interdisciplinar, vivenciando as atividades do NASF e a importância do apoio as ESF. Não esquecendo o olhar para a atuação da fisioterapia dentro da equipe, atuando assim, no núcleo e no campo de saberes da fisioterapia e da equipe multiprofissional do NASF.

Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde, Fisioterapia, NASF

Referências


OLIVEIRA, Inajara Carla; ROCHA, Renata Mancopes; CUTOLO, Luiz Roberto Agea. Algumas palavras sobre o nasf: relatando uma experiência acadêmica. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 36,n. 4, Dec. 2012 .   BARBOSA, Erika Guerrieri; FERREIRA, Dircilene Leite Santos; FURBINO, Sheila Aparecida Ribeiro. Experiência da fisioterapia no Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Governador Valadares, MG. Fisioter. mov. (Impr.), Curitiba , v. 23, n. 2, June 2010.   PORTARIA nº 256 NASF de 11 de março de 2013. Disponível em: < http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/118256-256.html> Acesso em: 12 de dezembro de 2013.