Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
OFICINA DE IMPLANTAÇÃO DA REDE DE VIGILÂNCIA À VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ: CONTRIBUIÇÕES DO PRÓ/PET
Ines Dolores Teles Figueiredo, Mariana Vale Francelino, Maria Irismar de Almeida, Felipe Coura Rocha, Rejane Helena Chagas de Lima, Aurileide de Sousa Tavares

Resumo


A violência é um fenômeno complexo e multicausal, necessitando dessa forma de uma intervenção interdisciplinar. Atualmente a violência é considerada um problema de saúde pública, devido ao aumento de casos e os impactos negativos que isso acarreta, tanto para as vítimas como para os sistemas de saúde que ficam sobrecarregados com a grande incidência de casos de violência, das mais diferentes tipologias. Outra problemática a se considerar é a falta de preparo dos profissionais da saúde para lidarem com essa realidade tão difícil, acarretando problemas para a categoria, como estresse, ansiedade e depressão. Foi realizada uma Oficina em Maracanaú no dia 30 de outubro de 2013 com os representantes de gestores de diversas instituições públicas, como a Secretaria de Juventude, Conselho Tutelar, Associação Beneficente dos Médicos da Pajuçara, Secretaria de Saúde, o Conselho de Saúde, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania e Centro POP, com o intuito de conseguir apoio e sensibilizá-los com a proposta de um projeto para a implantação de uma Rede de Vigilância à Violência no município. O projeto foi desenvolvido através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET Saúde, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, em parceria com a prefeitura de Maracanaú. Um dos objetivos do projeto seria a criação de um banco de dados sobre os diferentes tipos de violências registrados no município, afim de que esse banco fosse compartilhado por todas as instituições públicas, visando um melhor conhecimento da dimensão do problema em Maracanaú. O projeto visa também conhecer o perfil epidemiológico das violências ocorridas no município, com o intuito de criar medidas de prevenção. Os representantes acharam a ideia do projeto muito pertinente, principalmente por seu caráter preventivo e por ser pioneiro dentro do município, facilitando a comunicação intersetorial e fortalecendo os laços entre diversas instituições. Eles contribuíram com opiniões e relatos de experiências que comprovam a real carência de um sistema mais interligado, visando um melhor benefício para os usuários das instituições, bem como a melhoria da qualidade das informações. Dessa forma fica claro que deve-se buscar conhecer o fenômeno da violência em suas diferentes dimensões e causas a fim de prevenir os impactos negativos gerados na sociedade.

Palavras-chave


violencia;rede de enfrentamento;intersetorialidade

Referências


NJAINE, Kathie; ASSIS, Simone Gonçalves de; GOMES, Romeu & MINAYO, Maria Cecília de Souza. Redes de prevenção à violência: da utopia à ação. Ciência & Saúde Coletiva, 11(Sup): 1313-1322, 2007.

MELMAN, Jonas; CILIBERTI, Maria Ermínia; AOKI, Mariângela & JUNIOR, Nelson Figueira. Tecendo Redes de Paz. Saúde e Sociedade, v.18, supl.1, 2009.