Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AS BARREIRAS QUE DIFICULTAM A INSERÇÃO DO HOMEM EM PROGRAMAS PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Angela Torres Dearaujo, Maria Regina Bernardo da Silva

Resumo


O presente trabalho versa sobre as barreiras que dificultam a inserção do homem em programas para prevenção do câncer de próstata. Têm-se como problema as barreiras para inserir o homem nos programas para prevenção primário e secundário do câncer de próstata através da diminuição dos fatores de risco e da realização dos exames para detectá-lo. Objetivo geral: Analisar se existe pouca adesão às medidas de prevenção do câncer de próstata em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família na zona oeste do Rio de Janeiro. Metodologia: Foi utilizado para coleta de dados uma metodologia qualitativa através da pesquisa de campo com entrevista contendo 19 perguntas objetivas, direcionadas para o conhecimento sobre o câncer de próstata e as barreiras que dificultam a realização dos exames de prevenção e 24 homens de 25 a 59 anos participaram. Resultados e discussão: Observa-se que 58,3% dos entrevistados tem conhecimento sobre o câncer de próstata e 78,9% sabem a idade correta para fazer os exames. Foi identificado que 54,2% dos homens estavam na faixa etária para realizar os exames, porém apenas 29,2% deles já realizaram, considerando que 45,8% não tinham idade para fazê. A respeito do toque retal 79,2% afirmou que o mesmo não compromete a masculinidade do homem. Sobre as barreiras para realizar os exames de prevenção varias questões foram levantadas, porém apenas três participantes afirmaram que não há barreiras para se cuidar. Considerações Finais: Pode-se observar que o câncer de próstata é uma doença que vem tomando grandes proporções. É relevante a criação de ações educativas que possam conscientizar os homens quanto à importância de se cuidar, contribuindo satisfatoriamente na diminuição e/ou estagnação dessa doença.

Palavras-chave


Saúde do homem, Prevenção, Câncer de próstata.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégica. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Brasília; MS, 2008.

GOMES R, NASCIMENTO EF, RABELLO LEFS, ARAUJO FC. As arranhaduras da masculinidade: uma discussão sobre o toque retal como medida de prevenção do câncer prostático. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 6, p.1975-1984, jun./nov. 2008.

Instituto Nacional de Câncer. Prevenção do câncer de próstata: normas e recomendações do INCA. Rio de Janeiro; INCA, 2008.

SBU. Sociedade Brasileira de Urologia. Câncer de Próstata. [acesso Set. 2013]. Disponível em: http://www.sbu.org.br/?cancerdeprostata