Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
VER-SUS BRASIL (CARIRI/CE): MOBILIZANDO CORAÇÕES E MENTES EM DEFESA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Alessjose Santos Berto, Lúcia Conde de Oliveira

Resumo


O VER-SUS/Brasil é um projeto idealizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida, tendo como objetivo oferecer a estudantes universitários de várias regiões do país, vivências e estágios no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é realizar a integração dos futuros profissionais à realidade da organização dos serviços, contemplando os aspectos de gestão do sistema, as estratégias de atenção, o controle social e os processos de educação na saúde. Este trabalho é um relato de experiência de uma aluna do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará, que participou da 1ª edição do VER-SUS na região do Cariri Cearense (Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha), no período de 25/07 a 08/08/13. A experiência ocorreu por meio de um processo de imersão teórica, prática e vivencial dentro do sistema municipal e estadual de saúde, com observação, entrevistas, reuniões, com usuários e/ou profissionais de saúde sobre as suas experiências e práticas, visitas institucionais. Também foi realizada pesquisa bibliográfica para o aprofundamento dos conhecimentos sobre o SUS. Participaram 24 estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Administração Pública. E mais três estudantes que fizeram parte da Comissão de Organização. Os acadêmicos tinham atividades nos três turnos, devendo fazer sistematizações individuais e coletivas acerca das atividades vivenciadas. Algumas dessas atividades vivenciadas foram: reunião de acolhimento; dinâmicas de integração; elaboração do pacto de convivência; territorialização para identificar potencialidades e dificuldades. Foram feitas visitas à rede de atenção à saúde (básica, média e alta complexidade), rede sócio-assistencial e entidades comunitárias. Socialização com outros participantes das atividades vivenciadas pelo subgrupo a cada dia, para compartilhar conhecimentos. Nessas devolutivas, utilizaram-se vídeos, cartazes, teatro, poesia, música e dança; rodas de conversa; sessões de documentários seguidos de debates. Foi realizada a devolutiva final, expondo aos gestores nossos olhares sobre a saúde local. Na vivência, todos interagiram intensamente, vendo, vivendo e discutindo as potencialidades e limitações dentro da implementação do SUS no país. O VER-SUS Cariri contribuiu para a formação dos futuros profissionais de saúde, mobilizando corações e mentes em busca de um atendimento cada vez mais humanizado no SUS.

Palavras-chave


Sistema Único de Saúde; VER-SUS; Educação Permanente.

Referências


- BRASIL. Carta dos direitos dos usuários da saúde. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

- _______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2008.

- _______. Lei nº 8.080. Brasília, 1990.

- _______. Ver – SUS Brasil: cadernos de textos / Associação Brasileira da Rede Unida; organização de Alcindo Antônio Ferla, Alexandre de Souza Ramos, Mariana Bertol Leal, Mônica Sampaio de Carvalho. Porto Alegre: Rede Unida, 2013. 106 p. Coleção VER-SUS/Brasil.

- PAIM, Jairnilson et al. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Série Saúde no Brasil 1, 2011. Disponível em www.thelancet.com. Acesso em 05/08/2013.