Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
COMBATE A DENGUE NAS ESCOLAS: FORMANDO MULTIPLICADORES PARA VENCER ESSA BATALHA
Natália Ferreira Santos, Elvira Caires de Lima, Micael Bonfim Lessa, Cristiane Couto de Jesus

Resumo


A dengue é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, quando infectado pelo vírus da dengue. Diante da atual situação epidemiológica da doença com altas taxas de incidência na população urbana, tornou-se um grave problema de saúde pública. O aumento do número de casos da doença é resultante das relações humanas e ambiental. Sua prevenção envolve os campos de conhecimento da educação em saúde e saúde ambiental. Nesse contexto, as escolas tornam-se um espaço propício para o desenvolvimento de atividades voltadas à educação em saúde. Abordar o tema Dengue nesses ambientes estimula a transversalidade de conteúdo entre as disciplinas e as práticas intersetoriais entre o setor saúde e educação. Este projeto de extensão universitária teve por objetivo sensibilizar estudantes do ensino fundamental em relação às práticas de prevenção da dengue, formando multiplicadores de combate à doença. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública do município de Vitória da Conquista - Bahia, no período de 12 de julho à 20 de Setembro, com duração de 10 semanas. O tema foi contextualizado através de atividades lúdicas como: apresentação teatral de fantoches; apresentação de vídeos; execução de jogos e brincadeiras; visualização do mosquito Aedes aegypti; preenchimento de um check list com ações que contribuem para a eliminação de criadouros do mosquito. Como resultados foram sensibilizados um total de 224 alunos que ao final do projeto conseguiram identificar as principais características do mosquito transmissor da dengue; os principais sinais e sintomas da doença; e conhecer a maneira adequada de armazenar água. Constatou-se que o uso de metodologias ativas para realização de atividades educativas estimula maior apreensão do conteúdo. Também foi evidenciada a importância da articulação intersetorial na efetividade da proposta de promoção da saúde e melhoria dos indicadores de saúde. Deste modo, a partir dos resultados dessa experiência recomenda-se ampliar as práticas intersetoriais como estratégia importante para o sucesso das ações de combate a dengue.

Palavras-chave


Dengue, educação em saúde, ação intersetorial

Referências


Buss PM. Uma introdução ao conceito de promo-ção da saúde. In: Czeresnia D, Freitas CM. Promo-ção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; p. 19-42,2009.

Fundação Nacional de Saúde, Ministério da Saúde. Programa Nacional de Controle da Dengue. Brasí-lia: Ministério da Saúde; 2002.

LIMA, E.C.L; VILSABÔAS, A.L.Q. Implantação das Ações Interseotirias de Mobilização Social para o Controle da Dengue na Bahia, Brasil. Cad. Saúde Pública, p.1507 - 1519, 2011.