Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATENDIMENTO DA CRISE EM CRISE
Károl Veiga Cabral, Sandra Maria Sales Fagundes, Márcio Mariath Belloc, Ana Carolina Rios Simoni, Paula Emilia Adamy

Resumo


Neste trabalho pretendemos apresentar um relato de experiência vivida na cidade de Santa Maria, por ocasião do incêndio da boate Kiss que provocou muitas vítimas e feridos. A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul incorporou junto aos entes do município e da união através da Força Nacional do SUS o comando das ações de organização e gestão de todo o processo de cuidado da rede de serviços para o atendimento das pessoas direta ou indiretamente envolvidas com o evento. Tal processo envolveu diferentes atores (como profissionais da força aérea, da segurança, trabalhadores autônomos como os taxistas) e municípios, instituições internacionais além de todo um conjunto de voluntários e profissionais que se apresentaram para auxiliar no cuidado as pessoas o que nos convocou a um trabalho intersetorial. Outro fator importante foi a relação com a mídia e como as notícias vinculadas pela mesma auxiliavam ou não o processo de trabalho de cuidado no campo específico da saúde.

Palavras-chave


Cuidado na crise; gestão do cuidado; gestão no SUS; atendimento em desastres e catastrofes