Tamanho da fonte:
PET SAÚDE REDES DE ATENÇÃO: VIVÊNCIA NO CAMPO DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Resumo
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE-REDES DE ATENÇÃO) constitui-se como um dispositivo de educação permanente que visa propiciar a articulação ensino-serviço-comunidade e aprendizagem significativa a partir da imersão nos serviços do SUS, e construir conhecimentos junto aos serviços de saúde e comunidade tendo em vista a implicação com a transformação da realidade. O dispositivo possibilita a vivência dos estudantes e trabalhadores à realidade do SUS através de atividades de ensino-pesquisa-extensão. A proposta de atuação está diretamente implicada com o campo de política, planejamento e gestão em saúde através da modelagem de redes de atenção à saúde (RAS). A proposta metodológica se ancora na cartografia através da pesquisa-intervenção que implica conhecer os diversos movimentos presentes no território e nos serviços buscando compreender o processo de produção de subjetividade e a realidade objetiva, a dimensão histórico cultural, a organização econômica, política, os processos de trabalho e os modos de vida de sujeitos em ato através de diversas linguagens e formas de produção de conhecimento como a arte e a cultura popular. O processo de trabalho vivenciado pelo PET SAÚDE atua no campo da atenção psicossocial que consiste em perspectiva de atuação, processos de trabalho e serviço de saúde substitutivo ao modelo asilar de base comunitária com o enfoque da família. O PET SAÚDE definiu o processo de imersão em três momentos: apresentação aos profissionais do CAPS, por meio de uma roda de conversa entre os acadêmicos, preceptores e trabalhadores do serviço, permitindo que os participantes e os profissionais pudessem contribuir para a construção da proposta de trabalho da equipe do PET SAÚDE; vivência dos estudantes como usuário do serviço de saúde mental na perspectiva da pesquisa-intervenção buscando construir um fluxograma descritor em ato, através de um processo vivencial compreender o cotidiano do usuário e por fim a construção de um mapeamento das demandas vivenciadas pela rede em relação aos seguintes componentes: caracterização do usuário, situações limites, acolhimento, projeto terapêutico e processo de trabalho do serviço. Como efeito alcançado compreendeu-se que o PET SAÚDE tem se constituído em dispositivo de educação permanente que tem transformado o cotidiano da formação e do trabalho de forma crítica e propositiva. A vivência dos estudantes e preceptores tem diferenciado o olhar construindo uma integração teórico prática. A vivência do campo de política, planejamento e gestão tem problematizado os modelos de gestão e atenção, questões historicamente excluídas da formação e do trabalho. Outra dimensão importante como resultado desta vivência foi à importância da cartografia como proposta metodológica de pesquisa e intervenção.
Palavras-chave
PET-SAÚDE; Cartografia; Processo de Imersão
Referências
KASTRUP V., PASSOS E., e Da Escóssia, L. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade / Porto Alegre: Sulina, 2010. 207 p