Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PET SAÚDE REDES DE ATENÇÃO: VIVÊNCIA NO CAMPO DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Marlos Ribeiro Araujo, Geovane Profiro Fontenele, Ingryd Silva Costa, Quezia Portela de Lima, Leena Thais Lima Cardoso, Noé Fontenele de Sousa, Darlane de Holanda de Sousa Torres, Ana Ester Maria Melo Moreira, Eugênia Bridget Gadêlha Figueirêdo

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE-REDES DE ATENÇÃO) constitui-se como um dispositivo de educação permanente que visa propiciar a articulação ensino-serviço-comunidade e aprendizagem significativa a partir da imersão nos serviços do SUS, e construir conhecimentos junto aos serviços de saúde e comunidade tendo em vista a implicação com a transformação da realidade. O dispositivo possibilita a vivência dos estudantes e trabalhadores à realidade do SUS através de atividades de ensino-pesquisa-extensão. A proposta de atuação está diretamente implicada com o campo de política, planejamento e gestão em saúde através da modelagem de redes de atenção à saúde (RAS). A proposta metodológica se ancora na cartografia através da pesquisa-intervenção que implica conhecer os diversos movimentos presentes no território e nos serviços buscando compreender o processo de produção de subjetividade e a realidade objetiva, a dimensão histórico cultural, a organização econômica, política, os processos de trabalho e os modos de vida de sujeitos em ato através de diversas linguagens e formas de produção de conhecimento como a arte e a cultura popular. O processo de trabalho vivenciado pelo PET SAÚDE atua no campo da atenção psicossocial que consiste em perspectiva de atuação, processos de trabalho e serviço de saúde substitutivo ao modelo asilar de base comunitária com o enfoque da família. O PET SAÚDE definiu o processo de imersão em três momentos: apresentação aos profissionais do CAPS, por meio de uma roda de conversa entre os acadêmicos, preceptores e trabalhadores do serviço, permitindo que os participantes e os profissionais pudessem contribuir para a construção da proposta de trabalho da equipe do PET SAÚDE; vivência dos estudantes como usuário do serviço de saúde mental na perspectiva da pesquisa-intervenção buscando construir um fluxograma descritor em ato, através de um processo vivencial compreender o cotidiano do usuário e por fim a construção de um mapeamento das demandas vivenciadas pela rede em relação aos seguintes componentes: caracterização do usuário, situações limites, acolhimento, projeto terapêutico e processo de trabalho do serviço. Como efeito alcançado compreendeu-se que o PET SAÚDE tem se constituído em dispositivo de educação permanente que tem transformado o cotidiano da formação e do trabalho de forma crítica e propositiva. A vivência dos estudantes e preceptores tem diferenciado o olhar construindo uma integração teórico prática. A vivência do campo de política, planejamento e gestão tem problematizado os modelos de gestão e atenção, questões historicamente excluídas da formação e do trabalho. Outra dimensão importante como resultado desta vivência foi à importância da cartografia como proposta metodológica de pesquisa e intervenção.

Palavras-chave


PET-SAÚDE; Cartografia; Processo de Imersão

Referências


KASTRUP V., PASSOS E.,  e Da Escóssia, L. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade /  Porto Alegre: Sulina, 2010. 207 p